Texto: Wal Sarges
A ilha de Cotijuba recebe o Festival Pyracema, nesta sexta, 8, sábado, 9, e domingo, 10, nas comunidades Pedra Branca e Seringal, sempre a partir de 9h. Naieme, Nazaré Pereira e Mestre Lourival Igarapé são os destaques da programação cultural, que contará com palcos temáticos, o Mirante da Pedra Branca e o BacuriBar. O evento é gratuito.
“O show é o ‘Luau da Sereia’, em que eu já venho apresentando minhas músicas autorais e também as que fazem parte do meu projeto audiovisual recém-lançado, chamado ‘Studio Sereia Session’, que traz novo episódio todas as quintas-feiras no meu canal do YouTube”, descreve a cantora Naieme.
A artista diz que acredita bastante em tudo que é feito na coletividade, como o festival. “Este projeto é feito por pessoas que me inspiram, como a Mãe Márcia, o mestre Dimmi, a Lene, o Anselmo, o mestre Lourival Igarapé, o mestre Ray e toda a família do [espaço cultural de Icoaraci] Coisas de Negro, que são pessoas que eu amo e que fazem a cultura popular acontecer. É uma honra e um prazer imenso fazer parte”, ressalta Naieme.
“É importante destacar que além dos shows, o festival promoverá ações de educação socioambiental, com o plantio de sementes, buscando incentivar a preservação da nossa floresta e a conscientização ambiental. Fazemos isso também através da arte, da música e da educação”, destaca a cantora.
PROGRAMAÇÃO POR DIA
A programação nos palcos contempla grupos de carimbó, MPB, cantigas de encantaria e performances. Nesta sexta-feira, 8, se apresentarão O Bendito Carimbó, Maiara Almeida, Naieme, Mestre Dimmi convidando Carimbó Selvagem, e a performance drag Migonga.
No sábado, 9, o festival terá a presença de Nazaré Pereira, Mestre Lourival Igarapé, Mestre RaiMundé, Toró Açu, O Bendito Carimbó e uma performance de fogo com a Cia. Circense Corpo de Rua.
O domingo, 10, encerra o festival com uma grande roda a partir de meio-dia, com a participação do TrioSons, Mateus Moura, Buiú Mãos de Veludo, Encanto do Tambor e Batucada Misteriosa.
CIRCO E CINECLUBE
Organizado pelo Coletivo Cultural Pyracema, o festival multilinguagens vai trazer também música, circo, performance, cineclube, oficinas de arte, mutirões de plantio e limpeza da praia e uma feira de artesanias com artesãos locais. “Nós pensamos no Festival Pyracema como um movimento que reúne múltiplas linguagens da arte e da cultura popular. Daí justamente porque nós queremos ser um lugar para todos os públicos. Nosso foco é a juventude, por isso que nós temos uma programação toda gratuita, que começa de manhã, e as atrações musicais acontecem à noite”, detalha Mãe Márcia, uma das realizadoras do evento.
A Pousada Grão, no Seringal, será palco da programação infantil, com apresentação circense da companhia Nós Tantos, contação de histórias e cortejo da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa. Enquanto isso, espaços artísticos da comunidade oferecerão oficinas diversas, desde percussão até confecção de biojoias.
CHEGUE LÁ
Festival Pyracema
Quando: Hoje, 8, sábado, 9, e domingo, 10, a partir de 9h.
Onde: Comunidades Pedra Branca e Seringal, em Cotijuba.
Quanto: Gratuito