Idealizado em 2021, no meio do furacão da pandemia de Covid-19, quando foi apresentado de forma virtual, o Festival MundoZito terá este ano sua versão presencial. A programação será toda no dia 23 de setembro, na Usina da Paz, no bairro Icuí Guajará, com atrações musicais e teatrais, cinema, contação de histórias, teatro de bonecos, oficinas, brincadeiras e atividades, tudo com entrada franca.
Além de entretenimento, o Mundozito busca entregar conteúdo com responsabilidade, sensibilidade e empatia, com lazer e educação. “A parte educativa sempre esteve presente. Quando fomos pensando no universo da criança, a formação e desenvolvimento educacional acabavam convergindo, mas claro que sempre associado ao lúdico”, comenta Cássio Tavernard, animador criador da Turma da Pororoca, que ao lado do publicitário Gustavo Rodrigues, idealizou o festival, que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet (Governo Federal) e DiCasa, via Lei Semear (Governo do Pará).
O palco do Mundozito será a Usina da Paz no bairro do Icuí Guajará. O local faz parte do projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). “Os objetivos maiores do TerPaz, de trazer entendimento e harmonia para a sociedade através da cultura, da formação e da noção de pertencimento e cidadania, se alinham totalmente com os nossos. A infraestrutura e o material humano que as Usinas nos oferecem resolvem vários desafios da produção de um evento como o nosso”, observa Gustavo Rodrigues. “Temos estruturas de cinema e teatro, salas para oficinas, bibliotecas, áreas livres e cobertas prontas para montarmos o cenário perfeito de diversão e fantasia que o Mundozito pretende”, completa Rodrigues, que já passou pela organização de eventos como o Festival Se Rasgum, um dos mais tradicionais do estado.
Atriz, encenadora, contadora de histórias, escritora de cenas, produtora e cantora, Ester Sá esteve na versão digital do festival e agora terá a responsabilidade de ser uma das apresentadoras desta versão presencial. As atrações musicais serão o Bando Mastodente, a versão infantil da trupe dos Mastodontes, e a banda Zito Trio, criada para a versão digital e responsável pela trilha sonora original. O Zito Trio é formado pelos músicos Renato Torres, Diego Xavier e Armando de Mendonça, todos com carreiras solos consolidadas em outros diversos projetos.
“Músicas para crianças sempre me fascinaram, desde a infância. Sempre tive esse impulso de compor para criança e isso amadureceu no final dos anos 1990, com trabalhos como arte-educador. Fazer canções para o público infantil é desafiador e, quando você encanta uma criança, consequentemente toca os adultos também”, comenta Renato Torres.
ORGANIZAÇÃO FAZ CHAMADA PARA SELEÇÃO DE MONITORES
Na última sexta-feira, 18, a organização do festival abriu a chamada para a seleção de monitores para atuar durante o evento, dando suporte e assistência técnica aos facilitadores das oficinas e demais ações, assim como ao público participante. As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro, pela internet.
Quem for selecionado, participará de atividade de formação para integração e aperfeiçoamento das práticas em equipe, mediada pela arte-educadora Anne Dias. Ao todo, são 20 vagas para estudantes de graduação em Museologia, Multimídia, Cinema, Artes Visuais, Pedagogia, entre outras. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de setembro. A atividade de formação vai de 11 a 13 de setembro, na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA).