Entretenimento

Festival Jambu Live terá três dias no Memorial dos Povos

Jotta C é uma das atrações da programação, escolhido através das seletivas Aposta Jambu. FOTO: CABRON STUDIOS/DIVULGAÇÃO
Jotta C é uma das atrações da programação, escolhido através das seletivas Aposta Jambu. FOTO: CABRON STUDIOS/DIVULGAÇÃO

Texto: Aline Rodrigues

Pagode das Meninas, Tiffany Boo, Anna Suav e Haus Of Ver-A-Queen estão entre os artistas que fazem parte da programação do Festival Jambu Live 2023, entre esta sexta-feira, 24, e domingo, 26, no Memorial dos Povos. Com o tema “Feitiços da Amazônia”, o evento vai renuir artistas da música, teatro, dança, cinema, entre outras atrações.

“Desde o início a gente sempre entendeu o Jambu como um espaço onde deve enxergar a Amazônia e a sua pluralidade. Por isso que o nome do projeto é Circuito Jambu Multicultural, porque a gente entende que as culturas da Região Amazônica são tão potentes e diversas e é a partir disso que pensamos a nossa programação”, explica Marcos Melo, coordenador do Jambu Live.

Essa é a segunda edição do festival de forma presencial, e vem com mais de 20 atrações, incluindo Gielly Lima e Jotta C, selecionados no Aposta Jambu – concurso cultural realizado pelo festival, que visa impulsionar a carreira de cantores iniciantes da região. “O grande diferencial do projeto é que todos os anos a gente pensa em um line-up inédito, a gente busca, a cada nova edição, possibilitar que novos artistas subam ao palco. Por isso que sempre falamos que somos ‘um palco de novas descobertas’”, diz Marcos.

Para Jotta C, o evento é uma iniciativa que valoriza o artista paraense em toda sua pluralidade sonora. “Sem dúvidas, o festival é uma plataforma potente para novos talentos. Minha presença no line-up foi possível graças ao concurso Aposta Jambu, que viabiliza a participação de cantores que, assim como eu, estão dando seus primeiros passos no mercado fonográfico e precisam de visibilidade”, diz ele, que pretende apresentar no evento um show especial.

“Sou um cantor pop, então podem esperar muita performance, bailarinos, convidados especiais e até uma prévia do meu próximo lançamento, que estará disponível em breve nas plataformas de streaming. Pretendo usufruir da melhor formar possível toda essa estrutura de palco, luz e som de alta qualidade que o Jambu Live vai me proporcionar”, conta.

O Circuito Jambu Multicultural é financiado por emenda parlamentar do deputado federal Airton Faleiro, tem apoio do Na Figueredo, Lo Slow 360, Fundação Cultural do Município de Belém-Fumbel e Prefeitura de Belém, e apoio institucional da Faculdade de Comunicação (Facom), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.

Nesta edição, o evento sai do Campus Guamá da UFPA, onde surgiu, e ganha novo palco no Memorial dos Povos, no bairro de Nazaré, fruto da parceria com a Fumbel. “O Jambu é um projeto da Universidade Federal do Pará, um projeto de extensão, começa em 2020 e segue em 2021 com um festival on-line, transmitido ao vivo, gravado dentro da universidade. Ano passado, a gente realizou a primeira edição presencial, ainda dentro da UFPA, mas este ano a gente chega na quarta edição saindo dos muros da universidade, mostrando para as pessoas que a cultura deve ser ampliada cada vez mais”, conta o coordenador, que faz ainda um balanço positivo do evento.

“A gente vê as pessoas comentando mais sobre o projeto, querendo participar, muitos artistas querendo estar no line-up. É um balanço muito positivo, é um projeto que tem tudo para crescer cada vez mais e a gente conta com a participação do público, porque um público presente é o que nos fortalece, leva a mensagem do festival para outras pessoas. Estamos gratos pelo carinho e pretendemos realizar um festival cada vez maior”, promete.

APROVEITE

Festival Jambu Live 2023
Quando:24 a 26 de novembro.
Onde: Memorial dos Povos ( Av. Gov. José Malcher, 257 – Nazaré)
Quanto: Gratuito
Programação: line-up completo e horários podem ser acompanhados nas redes do Festival em @jambulive.