Entretenimento

Festival Internacional de Dança da Amazônia-Fida abre oficialmente ao público

Mais de 60 grupos participam da 30ª edição do festival, além de convidados especiais em apresentações gratuitas FOTO: DIVULGAÇÃO
Mais de 60 grupos participam da 30ª edição do festival, além de convidados especiais em apresentações gratuitas FOTO: DIVULGAÇÃO

Texto: Wal Sarges

O Festival Internacional de Dança da Amazônia-Fida abre oficialmente ao público nesta quinta-feira, 19, às 19h30, no Theatro da Paz. A programação de abertura conta com as participações especiais dos professores Cícero Gomes e Manuela Roçado, casal de primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e do renomado professor de dança Carlinhos de Jesus. Além da Companhia de Dança Clara Pinto, trazendo uma mensagem referente à amizade.

“Se eu tenho conseguido fazer esse Fida, é porque eu tenho amigos que me ajudam a cada edição. E são trinta anos. O Fida é um marco divisório da dança, acredito que tem o antes e o depois do Fida”, analisa a professora e coreógrafa Clara Pinto, idealizadora e coordenadora do festival. O evento traz este ano uma agenda repleta de mostras de dança, homenagens especiais, noite de gala e premiação com entrega de medalhas e troféus.

Além do Theatro da Paz, o Fida ocorre em outros espaços de Belém. O Teatro Estação Gasômetro recebe a Mostra Competitiva, nas categorias solo, duo, trio e conjunto, enquanto o Boulevard Shopping terá um palco alternativo para apresentações, e a Escola de Danças Clara Pinto terá a chamada “Calçada da Dança”. Paralelamente às apresentações, o Fida inclui oficinas de aprimoramento técnico da dança, abertas a todos os públicos interessados, nas modalidades de Balé Clássico Infantil, Balé Clássico Juvenil, Balé Clássico Intermediário, Repertório, Jazz Musical, Dança Contemporânea e Dança de Salão.

Este ano, a homenagem especial será ao empresário João Marques dos Reis (in memorian). Para valorizar a cultura paraense, através de seus trabalhos de balé, a Cia de Danças Clara Pinto já homenageou personalidades como a cantora lírica Maria Helena, os maestros Altino Pimenta, Waldemar Henrique e Isoca (Wilson Fonseca), o escritor Bruno de Menezes, o professor Augusto Rodrigues, o cineasta Líbero Luxardo e os músicos Tó Teixeira e Pinduca.

Cícero Gomes e Manuela Roçado, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, estão entre os convidados especiais deste ano FOTO: DIVULGAÇÃO
NOVIDADE

Assim como em todos os anos, o Fida chega a 2023 com novidades. Nesta edição, Clara Pinto conta que qualquer pessoa pode participar do evento de forma gratuita. Já para as oficinas, é preciso pagar uma taxa simbólica de inscrição.

Além disso, haverá as tradicionais premiações. O professor e coreógrafo Carlinhos de Jesus vem a Belém especialmente para entregar as medalhas e os troféus. “Temos também os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Manuela Roçado. E estamos trazendo ainda os professores André Malosá (SP) e Flávia Burlini (RJ). Teremos ainda, o professor Rodrigo Marcell, a professora Elisabete Spinelli, também do Rio, e o Rolon Ho, o vencedor do ‘Dança dos Famosos’, que vai apresentar coreografias”, destaca Clara Pinto.

Na mostra competitiva, Clara Pinto reitera que o avanço foi grande na inclusão de escolas vindas do interior do estado para se apresentarem no festival. “Percebemos que aumentou a participação de escolas e de grupos de dança de vários municípios. Vêm escolas de Cametá, Itaituba, Altamira, Canaã dos Carajás, Paragominas, Parauapebas, enfim, conseguimos democratizar a dança com a inclusão, permitindo que todos pudessem participar”, analisa Clara Pinto, citando que este ano são 60 grupos, totalizando mais de mil pessoas dançando.

“O meu sentimento é de contribuir com essa missão que Deus me deu, que é trabalhar pela arte, pela cultura do estado do Pará e ter conseguido, após muitos anos, alcançar o objetivo, que era o de democratizar a dança”, afirma a coreógrafa, antes de fazer o convite a estudantes e profissionais da dança, e ao público em geral.

“Quero convidar as pessoas a irem ao teatro, e aos bailarinos e bailarinas, que não percam as oficinas, porque a programação está maravilhosa, e todo mundo pode fazer”, diz Clara Pinto.

APROVEITE

30º Fida – Festival Internacional de Dança da Amazônia

Abertura oficial – espetáculos de dança
Quando: Hoje, 19, às 19h30.
Onde: Theatro da Paz (Praça da República – Campina)
Quanto: Gratuito.

Mostra competitiva
Quando: Hoje, 19, e amanhã, 20, das 8h30 às 19h (Teatro Estação Gasômetro – Av. Magalhães Barata, ) e das 14h às 19h (Teatro da Paz)
Quanto: Gratuito.

Oficinas
Quando: De hoje, 19, até domingo, 22.
Onde: Teatro da Paz (Praça da República) e Escola de Danças Clara Pinto (Trav. Dr. Moraes, 52 – Nazaré).
Quanto: R$ 20, com inscrições na Escola de Danças Clara Pinto-Unidade Dr. Moraes

Informações: Whatsapp (91) 99824-0538 / escolaclarapinto01@ gmail.com/ Instagram @escolaclarapinto