EVENTO

Festival celebra a música paraense com shows, dança e entrada gratuita

Rhenan Sanches e o coreógrafo Rolon Ho serão os embaixadores da festividade que celebra a cultura paraense com vários convidados.

Festival celebra a música paraense com shows, dança e entrada gratuita Festival celebra a música paraense com shows, dança e entrada gratuita Festival celebra a música paraense com shows, dança e entrada gratuita Festival celebra a música paraense com shows, dança e entrada gratuita
Rhenan Sanches e o coreógrafo Rolon Ho serão os embaixadores da festividade que celebra a cultura paraense com vários convidados.
Rhenan Sanches e o coreógrafo Rolon Ho serão os embaixadores da festividade que celebra a cultura paraense com vários convidados. Foto: Divulgação

O Pará, conhecido por sua riqueza musical que vai do tecnomelody às guitarradas, celebra sua diversidade cultural com a realização do Festival Os Sons Que Vêm do Pará. Após o projeto-piloto durante o Círio de Nazaré de 2024, o evento ganha uma edição de maior porte, agora apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, com entrada gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

Marcado para os dias 23 e 24 de maio, na Aldeia Amazônica, em Belém, o festival será uma vitrine da produção artística local. A programação inclui shows musicais, gravação de audiovisual, exposição de arte, rodas de conversa com grandes nomes do showbusiness paraense e um concurso de dança com R$ 18 mil em prêmios.

Os anfitriões e embaixadores do evento são os artistas Rolon Ho, que também comandam parte das atrações. Toda a programação é formada exclusivamente por artistas paraenses, reforçando o compromisso com a valorização da cultura local. Apesar de a primeira edição oficial acontecer em casa, o projeto quer ganhar o Brasil. “Esse é o pontapé inicial de um projeto que quer crescer cada vez mais, para que a classe artística paraense tenha a oportunidade de aparecer em um evento 100% feito para eles, de norte a sul do Brasil”, afirma Tayana dos Santos, diretora do projeto.

As atividades começam nos dias 19 e 20 de maio, com rodas de conversa sobre música e cultura paraense, realizadas na Casa de Cultura. Os debates terão a participação de grandes nomes como Manoel Cordeiro, Rosalina Melo, Pedro Queiroz, Rodrigo Barros, Rullien Polizeli, Aline Moreira e todos os artistas do festival, com mediação de Rhenan, Rolon e da jornalista Mary Tupiassu.

No dia 23 de maio, acontece a semifinal do concurso de dança, comandada por Rolon Ho, além de apresentações de Xeiro Verde, Suanny Batidão e DJ Assayag. Já no dia 24, será realizada a gravação oficial do audiovisual que dá nome ao festival, com shows de Rolon Ho, Edilson Morenno, Nelsinho Rodrigues, Bruno e Trio, Karol Diva, Taty Araújo, A Big Show e Júnior e Neto, seguidos pelas performances dos Vingadores do Brega e do DJ Cayan Ribeiro.

O festival é apresentado pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com produção da AT Produções, realização da Jamboo Produções e apoio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.


Conheça os embaixadores

Rhenan Sanches é cantor, compositor e produtor com quase 20 anos de carreira. Filho do cantor Cearazinho, enteado de Manoel Cordeiro e criado em um ambiente de intensa efervescência artística, o artista acumula sete álbuns, quatro DVDs, três videoclipes e mais de 4,5 milhões de visualizações no YouTube.

Rolon Ho é dançarino, coreógrafo, professor e campeão da Dança dos Famosos (Globo, 2023). Já atuou com nomes como Joelma, Gaby Amarantos, Belo e Banda Calypso. Criador do Fest Salão, é um dos principais representantes da dança paraense no exterior, com passagens por países como Estados Unidos, Portugal e Suíça.


Serviço

Festival Os Sons Que Vêm do Pará
📍 Onde: Aldeia Amazônica (Av. Pedro Miranda, S/N – Pedreira, Belém – PA)
🎤 Rodas de conversa: 19 e 20 de maio – Casa de Cultura (Av. Nazaré, 319)
🕕 Horários:

  • Rodas de conversa: 14h às 17h (alunos) | 18h às 22h (profissionais)
  • Shows e concurso de dança: dias 23 e 24 de maio, a partir das 17h
    🎟️ Entrada: 1kg de alimento não perecível

🌐 Saiba mais: www.ossonsquevemdopara.com.br | @ossonsquevemdopara

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.