O Pará, conhecido por sua riqueza musical que vai do tecnomelody às guitarradas, celebra sua diversidade cultural com a realização do Festival Os Sons Que Vêm do Pará. Após o projeto-piloto durante o Círio de Nazaré de 2024, o evento ganha uma edição de maior porte, agora apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, com entrada gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
Marcado para os dias 23 e 24 de maio, na Aldeia Amazônica, em Belém, o festival será uma vitrine da produção artística local. A programação inclui shows musicais, gravação de audiovisual, exposição de arte, rodas de conversa com grandes nomes do showbusiness paraense e um concurso de dança com R$ 18 mil em prêmios.
Os anfitriões e embaixadores do evento são os artistas Rolon Ho, que também comandam parte das atrações. Toda a programação é formada exclusivamente por artistas paraenses, reforçando o compromisso com a valorização da cultura local. Apesar de a primeira edição oficial acontecer em casa, o projeto quer ganhar o Brasil. “Esse é o pontapé inicial de um projeto que quer crescer cada vez mais, para que a classe artística paraense tenha a oportunidade de aparecer em um evento 100% feito para eles, de norte a sul do Brasil”, afirma Tayana dos Santos, diretora do projeto.
As atividades começam nos dias 19 e 20 de maio, com rodas de conversa sobre música e cultura paraense, realizadas na Casa de Cultura. Os debates terão a participação de grandes nomes como Manoel Cordeiro, Rosalina Melo, Pedro Queiroz, Rodrigo Barros, Rullien Polizeli, Aline Moreira e todos os artistas do festival, com mediação de Rhenan, Rolon e da jornalista Mary Tupiassu.
No dia 23 de maio, acontece a semifinal do concurso de dança, comandada por Rolon Ho, além de apresentações de Xeiro Verde, Suanny Batidão e DJ Assayag. Já no dia 24, será realizada a gravação oficial do audiovisual que dá nome ao festival, com shows de Rolon Ho, Edilson Morenno, Nelsinho Rodrigues, Bruno e Trio, Karol Diva, Taty Araújo, A Big Show e Júnior e Neto, seguidos pelas performances dos Vingadores do Brega e do DJ Cayan Ribeiro.
O festival é apresentado pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com produção da AT Produções, realização da Jamboo Produções e apoio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.
Conheça os embaixadores
Rhenan Sanches é cantor, compositor e produtor com quase 20 anos de carreira. Filho do cantor Cearazinho, enteado de Manoel Cordeiro e criado em um ambiente de intensa efervescência artística, o artista acumula sete álbuns, quatro DVDs, três videoclipes e mais de 4,5 milhões de visualizações no YouTube.
Rolon Ho é dançarino, coreógrafo, professor e campeão da Dança dos Famosos (Globo, 2023). Já atuou com nomes como Joelma, Gaby Amarantos, Belo e Banda Calypso. Criador do Fest Salão, é um dos principais representantes da dança paraense no exterior, com passagens por países como Estados Unidos, Portugal e Suíça.
Serviço
Festival Os Sons Que Vêm do Pará
📍 Onde: Aldeia Amazônica (Av. Pedro Miranda, S/N – Pedreira, Belém – PA)
🎤 Rodas de conversa: 19 e 20 de maio – Casa de Cultura (Av. Nazaré, 319)
🕕 Horários:
- Rodas de conversa: 14h às 17h (alunos) | 18h às 22h (profissionais)
- Shows e concurso de dança: dias 23 e 24 de maio, a partir das 17h
🎟️ Entrada: 1kg de alimento não perecível
🌐 Saiba mais: www.ossonsquevemdopara.com.br | @ossonsquevemdopara