Aline Rodrigues
O Festival Gaudens surgiu como um incentivador do empreendedorismo para as talentosas bombonzeiras e confeiteiras do Pará, que agora utilizam chocolate de alta qualidade em suas criações. O resultado desse trabalho poderá ser visto na 3ª edição do evento, neste sábado, 4, das 10h às 17h, no restaurante Famiglia Sicília.
“Os visitantes terão a oportunidade de celebrar os sabores e a cultura paraense, especialmente dedicada ao Dia das Mães. Cada bombonzeira participante criou presentes especiais para a ocasião, incluindo embalagens personalizadas e uma seleção de bombons e trufas diferenciadas, perfeitas para presentear as mães”, falou o chef Fabio Sicília, destacando ainda que os sabores regionais tradicionais, como cupuaçu e bacuri, estarão em destaque.
“Juntamente com produtos únicos, como o uxi e até chocolates com jambu e chicória, entre outros, proporcionando uma experiência sensorial autenticamente paraense”, acrescentou.
O evento ainda destaca o projeto Amazon Candy, uma iniciativa inovadora da Gaudens Chocolate, que promove mudanças sociais ao capacitar mulheres empreendedoras em situação de vulnerabilidade financeira na região. “Esta iniciativa não apenas promove a independência financeira dessas mulheres extraordinárias, mas também democratiza o acesso a chocolates de origem, como os oferecidos pela Gaudens, a preços acessíveis, impulsionando as vendas de seus produtos”, disse Angela Sicília, que também faz parte da Gaudens.
O evento é uma vitrine para criações únicas das bombomzeiras, além de destacar o impacto positivo do empreendedorismo feminino na comunidade. “Durante o processo de capacitação, elas recebem treinamentos contínuos, aprendendo novas técnicas com o chocolatier Fabio Sicília. Algumas das capacitações anteriores incluíram workshops sobre temperagem de chocolate, técnicas avançadas de produção de bombons e utilização de ingredientes de alta qualidade”, destacou Angela.
Para Frennytam Mota, da Ytam Chocolate, o festival é especial. Além de proporcionar visibilidade para quem produz, o que ajuda nas vendas, a capacitação traz conhecimentos importantes. “Deixei de trabalhar com o chocolate fracionado em 2015, quando conheci o chocolate de origem. E a Gaudens para mim é esse marco, do acesso ao chocolate de origem e deixar de vez o fracionado”, falou ele.
Para Edivana Lima, do Chocolate Benevides, o festival fortalece e impulsiona a produzir cada vez mais, sempre com foco na qualidade do produto. “Essa iniciativa do Fabio é sensacional, nos fortalece, nos impulsiona a melhorar o nosso produto. Hoje temos a oportunidade que outras pessoas, longe de nossas comunidades, possam conhecer nosso trabalho e o chocolate do nosso município”, destacou ela.
Além das exposições de bombons artesanais, o evento oferece aulas de culinária. Com o apoio de patrocinadores, as aulas são gratuitas, mas as vagas limitadas, logo, é importante chegar com antecedência para se inscrever. Às 11h, os visitantes terão a oportunidade de participar da aula com a chef Angela Sicília, que compartilhará segredos e técnicas sobre risotos, proporcionando aos participantes conhecimentos práticos para reproduzir em casa. Já às 16h, Fabio Sicília apresentará uma aula dedicada ao chocolate de origem, abordando temas como temperagem, seleção de produtos de alta qualidade e dicas para alcançar o máximo desempenho na culinária com chocolate.