O lançamento de coleções de moda praia anunciam que o período de veraneio começou no Pará. Leves e coloridas, as roupas e acessórios típicos da estação mais quente do ano podem ser adquiridos em feiras que já são tradicionais em Belém. As opções de produtos são grandes e prometem agradar aos mais diversos públicos, em gosto e valores. Uma dessas possibilidades é a Expoverão, que ocorre no Hangar até o dia 11 de julho. Outra proposta é o Bora Garimpar, neste domingo, 7, no Parque da Residência; e a ExpoDelas Verão, no Small Shopping.
A maior das feiras, a Expoverão proporciona o encontro de cerca de 120 expositores, distribuídos em 100 estandes no Hangar. O organizador, André Pavan, que já traz o evento para Belém há mais de dez anos, garante: “a pessoa encontra tudo para o verão em moda praia, acessórios, calçados e até pijama. Enfim, tudo ligado à moda, com aquela pegada de estampas para o verão. Além disso, a feira tem uma praça de alimentação, onde você pode ouvir uma música ao vivo e ocorre durante vários dias”.
A experiência tem sido bem positiva porque a feira acontece no momento em que o mercado aquece para o verão e as férias. “O paraense já adotou a feira como um lugar de fazer suas compras para o verão. A feira traz um estande só com artesãos e produtos do Ceará. É uma possibilidade de adquirir produtos de Fortaleza, inclusive com um preço acessível”, destaca André.
Os acessórios e decorações para a casa também têm seu destaque. “Um deles é um estande de Minas Gerais que vende tapetes, redes, mantas, capas para almofada de sofá, tem a parte de aparelho de massagem também”, aponta o organizador. A expectativa é receber cerca de 40 mil visitantes este ano.
CONSUMO CONSCIENTE
Numa outra vertente da moda, que reflete sobre o consumo, está o Bora Garimpar Belém, que reúne mais de 30 expositores com garimpos de marcas de grifes e uma feira gastronômica. Idealizado por Ana e Alexandre Gibson há 13 anos, ela aponta o diferencial das peças é que são vintage e casuais que já saíram do circuito fast fashions. Há uma adesão cada vez maior do público em produtos oriundos de brechós.
“A gente tem um trabalho educativo muito grande diante disso para mostrar que a roupa mais sustentável é aquela que já existe. Eu tive a ideia de criar um brechó quando viajei e vi que era uma cultura implementada em outros países e vi a potencialidade que a Amazônia tinha de começar a ter esse tipo de consumo mais consciente, justamente porque estamos no coração da Amazônia. Hoje em dia, a gente desmistifica a ideia de roupa usada ou velha. Essa roupa tem vida útil e a pessoa pode utilizá-la para um consumo até mais personalizado”, analisa Ana Gibson.
Luana Fujishima, 42, é uma das expositoras e conta que sempre gostou de trabalhar com vendas, desde peças de confecção a acessórios. “Mas a moda circular sempre chamou a minha atenção porque é um espaço com peças únicas. Como gosto de garimpar, abri meu brechó, que é um mercado interessante. Além disso, tem a questão da sustentabilidade, que cada vez é mais importante”, comenta.
DIVERSIDADE
Há uma diversidade ainda maior na ExpoDelas, na Braz de Aguiar, indo desde a confecção à jardinagem e gastronomia. São itens como moda praia, acessórios, artesanato e home decor.
A feira conta ainda com um espaço kids e ambiente pet friendly, permitindo que os visitantes tragam seus animais de estimação para compartilhar desta experiência. Há programação cultural, com discotecagem do DJ Danilo Duran e uma variedade de comidinhas gostosas no espaço gourmet.
Novidade no beachwear de 2024, como modelos de biquínis diferentes, numa pegada moderna e para todos os gostos, dos estampados aos lisos, é o que a marca Daca Store vai levar para o evento. “Modelo cortininhas, hot pant, lacinhos, meia taças, tudo o que o público tem procurado para curtir as praias nesse verão paraense. Sem contar nas opções de saídas que é um forte na loja, como os pareos, calças com transparências, kimono, que é um modelo super em alta desde o verão anterior, inclusive pela versatilidade em poder curtir com ele aquela festinha no verão”, falou Danielle Olivera, uma das responsáveis pela marca.
“A maioria das lojistas [do Small] são mulheres, será a união dessas empresárias com as nossas empreendedoras”, comentou Giovanna Caetano, idealizadora e coordenadora do Movimento Tricotando e da Expodelas.
APROVEITE
l Expoverão
Quando: Até 11/07 (quinta-feira), das 16h às 21h.
Onde: Hangar (Dr. Freitas, s/n – Marco)
Quanto: Gratuito (entre 11h e 15h e pessoas com convite + 1kg de alimento não-perecível); R$10 (inteira – público em geral; R$5 meia-entrada).
l Bora Garimpar Belém
Quando: Domingo (07/07), das 9h às 16h;
Onde: Parque da Residência (Av. Magalhães Barata, 830, Nazaré)
Quanto: Gratuito.
l ExpoDelas Verão
Quando: Domingo (07/07), das 9h às 14h;
Onde: Small Shopping (Braz de Aguiar, 451)
Quanto: Gratuito
*Aline Rodrigues e Wall Sarges