
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza na próxima segunda-feira, 04 de agosto, o lançamento oficial da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. A coletiva de imprensa será realizada às 10h30, no Teatro Estação Gasômetro, localizado no Parque da Residência, em Belém.
Reconhecida como a maior feira literária da Região Norte, a edição deste ano será marcada por uma programação ampla e plural, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a valorização das vozes da Amazônia. A feira acontecerá de 16 a 22 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com entrada gratuita, das 9h às 22h (com acesso até às 21h).
Em 2025, dois importantes nomes da cultura paraense serão homenageados: o artista popular Mestre Damasceno, referência no teatro de bonecos e nas manifestações da cultura tradicional, e a escritora e poeta Wanda Monteiro, reconhecida por sua contribuição à literatura amazônica contemporânea.
Durante a coletiva, a equipe da Secult vai detalhar as principais novidades da edição, incluindo:
- A mudança de data da feira, ajustada por conta da preparação da COP-30, que será realizada em Belém em 2025;
- Os formatos ampliados de participação, como o circuito de feiras em outras regiões do estado;
- As estimativas de público, número de expositores e volume de negócios;
- A programação preliminar, com destaques sobre os convidados nacionais e internacionais, mesas de debate e temas centrais da edição.