BALANÇO

Feira do Livro encerra com público de 450 mil visitantes

Feira do Livro encerra com público de 450 mil visitantes Feira do Livro encerra com público de 450 mil visitantes Feira do Livro encerra com público de 450 mil visitantes Feira do Livro encerra com público de 450 mil visitantes
Segundo a organização, mais de 600 mil livros foram vendidos durante a programação Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
Segundo a organização, mais de 600 mil livros foram vendidos durante a programação Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

O encerramento da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, no domingo (25), foi marcada pela presença numerosa do público ao fim da tarde e o show em homenagem ao músico paraense Tonny Brasil, que reuniu mais de dez artistas no tributo.

Nesta edição, a Feira prestou homenagens especiais a Iracema Oliveira, mestra de cultura popular, e ao escritor e ativista cultural Juraci Siqueira. A secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, destaca que cerca de 450 mil pessoas transitaram na Feira desde o dia 17 de agosto, quando começou o evento. Além disso, mais de 600 mil livros foram vendidos durante os dias de programação.

A titular da pasta comenta que o último dia de evento traz a sensação de dever cumprido, uma vez que a edição trouxe uma programação diversa para alcançar todos os públicos e refletir todas as vozes a fim de promover o encontro entre leitores e autores.

Na Feira deste ano, cerca de 90 mil livros de autores paraenses foram vendidos, número recorde se comparado às edições anteriores. “É a nossa gente abraçando uma literatura que se nutre da nossa memória, dos nossos lugares, das nossas histórias e também das nossas angústias amazônicas que nos impulsiona a sermos um povo lutador”, completa.

A escritora paraense Débora Alfaia da Cunha, de 49 anos, lançou o livro “Cultura Popular Lúdica das Infâncias na Amazônia: O quilombo como território brincante”, e destaca a importância da Feira. “Este evento é uma oportunidade de trabalharmos as habilidades de leitura tanto de autores clássicos quanto de novos autores, além de mostrar novas produções”.

Ayla Valentina, de apenas 7 anos, aprendeu a ler recentemente e os pais, Aline Tavares, 27, e Edivan Ribeiro, 32, resolveram levá-la à Feira pois a pequena está ávida por leitura. “Tudo ela quer ler, não pode ver um livro, está descobrindo esse mundo”, conta a mãe. “Nessa edição, é a primeira vez que estamos vindo. Também vou aproveitar para usar o CredLivro”, reforça o pai.

Às 20h, ocorreu o show que celebrou o legado de Tonny Brasil. Entre as participações estão Rebeca Lindsay, Hellen Patrícia, Gang do Eletro, Edilson Morenno, Marcelo Wall, Marcia Rocha, Kiko Neto, Sandro Aragão e Chico Salles.