BALANÇO

Feira do Livro encerra com público de 450 mil visitantes

Segundo a organização, mais de 600 mil livros foram vendidos durante a programação Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
Segundo a organização, mais de 600 mil livros foram vendidos durante a programação Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

O encerramento da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, no domingo (25), foi marcada pela presença numerosa do público ao fim da tarde e o show em homenagem ao músico paraense Tonny Brasil, que reuniu mais de dez artistas no tributo.

Nesta edição, a Feira prestou homenagens especiais a Iracema Oliveira, mestra de cultura popular, e ao escritor e ativista cultural Juraci Siqueira. A secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, destaca que cerca de 450 mil pessoas transitaram na Feira desde o dia 17 de agosto, quando começou o evento. Além disso, mais de 600 mil livros foram vendidos durante os dias de programação.

A titular da pasta comenta que o último dia de evento traz a sensação de dever cumprido, uma vez que a edição trouxe uma programação diversa para alcançar todos os públicos e refletir todas as vozes a fim de promover o encontro entre leitores e autores.

Na Feira deste ano, cerca de 90 mil livros de autores paraenses foram vendidos, número recorde se comparado às edições anteriores. “É a nossa gente abraçando uma literatura que se nutre da nossa memória, dos nossos lugares, das nossas histórias e também das nossas angústias amazônicas que nos impulsiona a sermos um povo lutador”, completa.

A escritora paraense Débora Alfaia da Cunha, de 49 anos, lançou o livro “Cultura Popular Lúdica das Infâncias na Amazônia: O quilombo como território brincante”, e destaca a importância da Feira. “Este evento é uma oportunidade de trabalharmos as habilidades de leitura tanto de autores clássicos quanto de novos autores, além de mostrar novas produções”.

Ayla Valentina, de apenas 7 anos, aprendeu a ler recentemente e os pais, Aline Tavares, 27, e Edivan Ribeiro, 32, resolveram levá-la à Feira pois a pequena está ávida por leitura. “Tudo ela quer ler, não pode ver um livro, está descobrindo esse mundo”, conta a mãe. “Nessa edição, é a primeira vez que estamos vindo. Também vou aproveitar para usar o CredLivro”, reforça o pai.

Às 20h, ocorreu o show que celebrou o legado de Tonny Brasil. Entre as participações estão Rebeca Lindsay, Hellen Patrícia, Gang do Eletro, Edilson Morenno, Marcelo Wall, Marcia Rocha, Kiko Neto, Sandro Aragão e Chico Salles.