Comemorados no dia 23 deste mês, o santo católico, São Jorge, e o orixá, Ogum, das religiões de matriz africana, sincretizados na religiosidade brasileira, vão ganhar homenagem antecipada, na próxima sexta-feira, 5, na programação do projeto Samba Batuque da Feira do Açaí com a edição especial “Saravá, Ogum, Salve, Jorge!
O Samba Batuque da Feira do Açaí já virou tradição na agenda cultural da cidade realizando, há mais de três anos, uma ocupação cultural aberta ao público, toda primeira sexta-feira do mês, naquele importante cartão postal da cidade.
A programação está com uma novidade que é o início mais cedo, a partir das 18h, com discotecagem da DJ e produtora do evento, Jack Sainha, trazendo um set com muito batuque, brasilidades e música paraense. Às 18h30 tem a apresentação do grupo Encanto do Tambor, um grupo de vozes femininas que cantam e tocam Carimbó.
Em seguida, às 21h, a Roda de Samba Fé no Batuque faz o samba e recebe convidados especiais: Mariza Black, Marcelle Almeida, Tony Melodia e mestre Cavalo. Na banda base da roda de samba, os músicos Fred William (flauta), Geraldo Nogueira (voz e pandeiro), Juninho Beco (percussão), Leo Lima (voz e cavaco), Netto Castro (voz e violão) e Preto Cabano (percussão).
Para encerrar a noite, às 23h tem o grupo Samba Axé, formada por ogãns de nações religiosas africanas que tocam tambores, cantam e dançam suas raízes. A cerimonialista do evento será a produtora cultural Lorena Saavedra, que recentemente se tornou uma colaboradora oficial do projeto.
“Desde que começamos essa ocupação cultural com samba na Feira do Açaí, sempre realizamos essa edição especial em homenagem aos padrinhos e protetores dos sambistas e da nossa roda de samba que se apresenta com uma imagem de São Jorge na mesa. Vamos cantar juntos os clássicos do samba, da música paraense, nossas composições autorais e muitas canções para saudar Ogum e São Jorge” destaca o idealizador e organizador do projeto, Geraldo Nogueira.
O Samba Batuque Feira do Açaí é uma ocupação cultural que busca disseminar arte, música e cultura popular, além de impulsionar a economia local, de forma democrática e acessível, em um importante espaço público e histórico da capital paraense, quebrando preconceitos e a marginalização daquele espaço, do samba e da cultura popular negra.
Serviço
Data: 05/04, sexta-feira
Hora: 18h
Local: Feira do Açaí (Tv. Marquês de Pombal, Campina. Complexo do Ver-o-peso)
Informações: 91 98124-1363 / 91 98203-8913