A cantora Fafá de Belém apresenta, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, a turnê “A Filha do Brasil”, no Theatro da Paz, sempre às 20h. No repertório, estão temas românticos de novelas, além de alguns dos maiores sucessos da cantora. Os shows acontecem neste final de semana que antecede o Recírio, a última romaria oficial do Círio de Nazaré. Com isso, encerram a programação do projeto da cantora, Varanda de Nazaré.
“A estreia em Belém para mim sempre é um pânico (gargalhadas). Fico nervosa, acho que vou ficar doente, que vai acontecer alguma coisa. É muito doido porque era para ser antes do Círio. Aí aconteceu um problema com o transporte do cenário. Mas aí entreguei para Nazinha. Depois do ano difícil que tive com o joelho quebrado, imobilizado por quase três meses, sem poder andar e ter uma vida livre, porque dependia de pessoas. E no meio disso tudo, morre meu irmão mais velho, meu esteio, amigo”, relembra.
“Então, foi tudo muito difícil e entendi duas coisas: o primeiro show que fiz em pé foi a inauguração do santuário para Nossa Senhora no interior de São Paulo. Disse ‘isso é um sinal’. E aí quando teve esse problema de cenário, que podia chegar nas vésperas ou no dia, disse ‘não, para quem vou cantar primeiro para agradecer é para ela’. E foi esse Círio de luz, onde agradeço muito à Nossa Senhora sempre”, completou Fafá.
“A estreia em Belém para mim sempre é um pânico (gargalhadas). Fico nervosa, acho que vou ficar doente, que vai acontecer alguma coisa.”
Grandes sucessos de Fafá estão no repertório
Fafá tem mais de 60 músicas lançadas em trilhas sonoras de novelas e especiais de TV. Dentre elas, escolheu os sucessos mais conhecidos. Junto com os músicos de sua banda, realiza um espetáculo cênico de voz, instrumentos, cenário, luz e muito romantismo.
“Num determinado momento, me perguntei se estava no caminho certo. E ela me responde, no domingo [do Círio], parando três vezes diante da Varanda. A vida são sinais e o caminhar é a observância cada vez mais desses sinais. Aí na terceira vez que ela parou, chorei muito. Agradeci e disse: ‘que pretensão a minha de cantar antes de cantar para ti’”, contou Fafá. Após o Círio, ela viajou para descansar um pouco e volta à sua terra natal com casa lotada.
Show terá sessão extra após grande procura
“Foi um Círio muito quente, muitos temas, um fórum muito potente. E chego em Belém com a grata surpresa que os três dias [do show] estão lotados e que vamos abrir mais uma sessão. E sempre agradecendo a ela, porque é como tudo na minha vida. O balanço que faço da minha vida é uma carreira de seriedade, dignidade antes de tudo”, avalia.
“Nunca atropelei ninguém, nunca puxei o tapete de ninguém, nunca quis ser alguém que não fosse eu. E sempre carreguei essa menina que nasceu aqui em Belém há 68 anos comigo. Nunca abri mão de ser quem eu sou”, destacou ela, acrescentando que às vezes tem um temperamento um pouco forte. Fafá diz que não sabe calar e nem deixar margem de dúvidas. Mas tem uma necessidade de vida, de alegria que só a fé mantém.
“Quando você é muito sincero, direto às vezes, tem pessoas que não são acostumadas a isso. Mas sei que o povo da minha terra está, porque ele é assim e ele está comigo. E agradeço profundamente essa casa lotada e o carinho desse povo que sempre esteve perto da gente e nunca se afastou, nem eu deles”, disse a cantora.
Espetáculo nasceu como live na pandemia
O público vai conferir e cantar junto sucessos como “Coração do Agreste” (novela “Tieta”), “Filho da Bahia” (novela “Gabriela”) e “Sereia” (especial “Plunct Plact Zoom”). Também “Foi Assim” e “Nuvem de Lágrimas”, além de “Dona”, do Roupa Nova (novela “Roque Santeiro”) e “Aguenta Coração”, de José Augusto (novela “Bebê a Bordo”).
Fafá de Belém tem um carinho especial pelo repertório de “A Filha do Brasil”. O show nasceu em um momento difícil, na pandemia, e se tornou um grande sucesso de público.
“A ideia desse espetáculo surgiu quando nós estávamos todos fechados, na pandemia. Veio a ideia de fazer uma live. Fui a primeira da minha geração a fazer uma live de música, porque o pessoal do rock, sertanejo, pagode já estava fazendo. Incentivada pela Mariana, minha filha, já tinha a ideia de fazer o show de trilhas de novela há algum tempo. Nós fomos juntando pessoas, depoimentos, e fiz primeira live no meu YouTube cantando temas de novelas. Foi um sucesso. Depois dessa, fizemos mais 30 lives, dando a possibilidade de sobrevivência para a minha equipe, para mantermos as pessoas trabalhando com dignidade”, contou Fafá. Depois, ela transformou a live em um espetáculo.
Fafá celebra 50 anos de carreira com novos projetos
O show tem patrocínio do Banco do Brasil e do Instituto Cultural Vale. Após a estreia em Belém, a cantora apresenta o show no dia 08 de novembro, em São Paulo (SP), e segue realizando projetos, pois tem muito motivos para celebrar. Afinal, são 50 anos de carreira e uma trajetória sólida.
“São 50 anos de carreira, de uma carreira única, mas não tenho um caminho, tenho vários. O que me interessa, abraço. O que acho interessante, agrego. Então, vem um projeto lindo nos dias 11 e 12 de janeiro, mas não posso falar nada ainda. E caminhar cada vez mais, na comemoração dos 50 anos, ter alguns projetos para levar para o Brasil, e obviamente Belém, sempre nesse circuito”, falou ela.
Cantora fará show no Festival Psica
Em fevereiro, a cantora retoma com o espetáculo no Vivo Rio. Então, ela pretende percorrer sete capitais com a turnê “A Filha do Brasil”. Depois já prepara outros projetos, inclusive um novo com músicas portuguesas e um outro só de canções de compositores paraenses. Mas, antes disso, Fafá se apresenta no Festival Psica, em Belém, no dia 15 de dezembro.
“Vai ser maravilhoso o Psica. Nós estamos ensaiando o disco ‘Água’, é muito interessante porque é o meu segundo disco de carreira. A direção musical é do Arthur Nogueira e do Luiz Pardal, e vamos fazer uma releitura do disco de 1976, especialmente para o festival. O que é interessante nisso é que é um público muito jovem, uma galera alternativa, e adoro abrir portas, pular muro (gargalhadas). Mas quando o outro lado do muro me recebe no colo é muito bom. Então, o Psica, no dia 15 de dezembro, vai ser fabuloso. E no dia 20 de novembro fui convidada para encerrar a programação musical do G20, representando a Amazônia, convite do governo federal. Tudo que se quer na vida é reconhecimento. Tudo que fazemos, buscamos retorno. O reconhecimento do nosso trabalho, dedicação, não há dinheiro que pague”, finalizou a cantora.
CHEGUE LÁ
Fafá de Belém – Turnê “A Filha do Brasil”
Quando: 25, 26 e 27 de outubro, a partir das 20h. Sessão extra no domingo, às 16h. Abertura dos portões 1h antes do evento.
Onde: Theatro da Paz ( Praça da República, S/N – Campina)
Duração: 2h
Ingressos: disponíveis no site ticketfacil.com ou na bilheteria do teatro. (Cliente Ourocard tem 60% de desconto)
Informações: (91) 3252-8602