Entretenimento

Fachada da Basílica recebe show de luzes e cores

FOTO: LAIS TEIXEIRA/DIVULGAÇÃO
FOTO: LAIS TEIXEIRA/DIVULGAÇÃO

Um show de luzes e cores marca o último domingo da quadra nazarena, esta noite, na Praça Santuário de Nazaré. A partir das 21h30, a fachada da Basílica vai receber projeções em videomapping, com uma homenagem especial aos professores e professoras de Belém e do Pará. A apresentação terá participação especial da cantora Gigi Furtado e também marcará o anúncio do tema do Círio 2023.

O espetáculo faz parte do projeto “Cores, Sons e Sensações”, que usa arte e tecnologia para criar um espetáculo de cinema expandido aberto ao público, e integra pelo terceiro ano consecutivo a programação oficial do Círio. As projeções iniciam logo após a missa de encerramento do Círio 2022. O foco do espetáculo está afinado com o tema da festividade religiosa este ano, “Maria, Mãe e Mestra”.

Para quem não entende o que é o videomapping, ou projeção mapeada, o artista visual VJ Lobo, responsável pelo projeto em parceria com a Amplicriativa, explica que a técnica consiste em programar conteúdos audiovisuais para serem projetados em objetos e superfícies como fachadas de prédios e monumentos. “Isso permite que o artista promova a interação entre conteúdo audiovisual e, por exemplo, a arquitetura local. Para isso, a perspectiva e a luz sobre o objeto devem ser devidamente estudadas antes da projeção”, destaca.

No espetáculo de hoje, o projeto terá sua exibição de mais alto nível, com infraestrutura de projetores especiais. A experiência contará com 8 projetores de 20 mil lumens laser, trazidos de São Paulo especialmente para a ocasião, além de iluminação cênica. A infraestrutura também traz uma dinâmica especial: serão quatro torres de projeção em frente à igreja e um projeto de luz sincronizado com o videomapping na Casa dos Padres. Tudo poderá ser acompanhado também pela TV, ao vivo, com transmissão da TV Nazaré.

Projeção faz parte do Projeto “Cores, Sons e Sensações”

A projeção na Basílica encerra de forma especial a realização do projeto “Cores, Sons e Sensações” durante o Círio deste ano, que também inclui a exposição gratuita “Círio de Sensações” e, durante a última semana, um laboratório de videomapping com o VJ Lobo, também gratuito e aberto a todos interessados em aprender sobre a técnica. Visitada por centenas de pessoas diariamente, durante uma semana, a exposição foi montada com projeções em 360°, e com realidade aumentada, para promover uma experiência imersiva aos visitantes, reconstruindo a história do achado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo caboclo Plácido e do primeiro Círio.

Para o VJ Lobo, uma iniciativa bastante coerente com a proposta do projeto “Cores, Sons e Sensações”, dedicado a contar histórias humanizadas através de experiências imersivas emocionantes. No caso da exposição, a combinação de religiosidade, desenhos envolventes, música, e de equipamentos modernos se une à sensibilidade artística para emocionar com memórias recriadas em animações.

“Contamos a história de pessoas que fazem Belém ser a maravilha que é, com suas narrativas em movimento. O diferencial é a criação de um universo de sensações diferentes usando recursos de imagem e som que podem ser apreciados por todos os espectadores neste ano, que marcou o retorno de todas as procissões e eventos do Círio de Nazaré após dois anos de ausência”, festeja o VJ Lobo.