
O Centro Cultural Brasil-Estados Unidos – CCBEU Belém, inicia as comemorações de seus 70 anos de história com a abertura da exposição Vento-Tempo, da artista paraense Lorena Chady. Com abertura no dia 11 de setembro, na Galeria de Artes do CCBEU, a mostra marca o início de uma série de programações especiais que irão celebrar a trajetória da instituição, reconhecida como referência em educação, cultura e intercâmbio internacional no Pará.
Com 15 obras inéditas em acrílica sobre tela, além de uma coleção de frames em finearts e peças selecionadas de acervos particulares, a exposição percorre os 28 anos de produção artística de Lorena Chady, colocando em diálogo a força da natureza e a passagem do tempo como elementos centrais de sua poética.
Segundo a artista, o vento e o tempo são forças invisíveis que se manifestam em transformação. “O vento é movimento invisível que se revela em efeito, enquanto o tempo, também intangível, deixa rastros em toda criação. Essa junção sugere silenciosamente que eles transformam tudo, sendo o que me move em cada obra dessa exposição”, explica Lorena.
O público poderá vivenciar uma experiência que vai além da contemplação, marcada pelo movimento e pela sensação de constante renovação. “O vento me inspira e ocupa meu espaço, que está sempre em movimento. Juntos, eles apontam para essa experiência artística que não é estática, mas pulsa em cada traço e em cada gesto meu. Como o vento, como o tempo”, afirma a artista.
“Ao abrir as celebrações de sete décadas de atuação com a obra de Lorena Chady, o CCBEU reforça sua missão de promover conhecimento, diversidade e cultura, reafirmando seu papel como um dos espaços mais importantes de formação e difusão artística na Amazônia”, destaca Ana Celeste Franco, presidente do CCBEU.
Sobre Chady
A artista plástica e empresária Lorena Chady atuou no varejo de moda por mais de 25 anos, onde desenvolveu e projetou seu olhar sinérgico entre arte e moda. Autodidata, pinta desde 1997 e possuí curso de extensão em curadoria de artes e em Iconografia das artes clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Lorena foi responsável pela criação do “Manto” de Nossa Senhora de Nazaré, em 2021, a convite da diretoria da Festividade do Círio. Tem sua obra “O manto Divino” ilustrando o livro do Círio de 2022 e participou da exposição coletiva “Arte Delas” na Assembleia Paraense, através do projeto Circular Cidade Velha, no mesmo ano.
O CCBEU
Fundado em 1955, o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU) nasceu com a missão de promover o ensino da língua inglesa e fortalecer as relações culturais entre Brasil e Estados Unidos. Ao longo de sete décadas, consolidou-se como referência em educação de excelência e intercâmbio cultural no Pará, formando milhares de estudantes e aproximando gerações do universo da língua e da cultura norte-americana. Além de sua vocação educacional, o CCBEU construiu uma forte ligação com as artes, por meio de exposições, eventos e atividades que marcaram a cena cultural da capital paraense, tornando-se um dos mais importantes espaços de difusão artística e cultural da região.
Serviço:
Exposição Vento-Tempo, de Lorena Chady
Data: 11 de setembro a 31 de outubro
Hora: 15h às 18h
Local: Galeria de Artes do CCBEU – MABEU (Tv. Padre Eutíquio,1309)
Entrada gratuita