Entretenimento

Exposição com obras de Oswaldo Goeldi é aberta em Belém

O prefeito Edmilson Rodrigues com a presidente da Fumbel, Inês Silveira, e a curadora da mostra, Lani Goeldi FOTO: MARCOS BARBOSA/AG. BELÉM
O prefeito Edmilson Rodrigues com a presidente da Fumbel, Inês Silveira, e a curadora da mostra, Lani Goeldi FOTO: MARCOS BARBOSA/AG. BELÉM

A exposição “Fauna e Flora Brasileira” está oficialmente aberta para visitação e contemplação dos acervos do naturalista e cientista Emílio Goeldi e Oswaldo Goeldi, pai e filho, que retratam a biodiversidade brasileira e fomentam a preservação ambiental.

Em formato inovador, interativo e inclusivo, a exposição utiliza a tecnologia da realidade aumentada para dar vida às obras apresentadas e é uma realização da Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi. Em Belém, conta com o patrocínio da prefeitura do Município.

A mostra foi aberta ontem, no Teatro Popular Nazareno Tourinho, com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e parte do secretariado municipal, além de parlamentares e fazedores de cultura.

A vernissage contou ainda com apresentação de trechos de composição da música transmórfica inventada pelos compositores Albery Albuquerque e seu filho Thiago Albuquerque.

“Muitos paraenses não conhecem Oswaldo Goeldi, mas todos conhecem o Emilio Goeldi por causa do Museu Goeldi. O Oswaldo era filho do Goeldi. É certamente o gravurista mais importante brasileiro e é paraense, pois aqui viveu”, destaca o prefeito Edmilson Rodrigues.

“Ter aqui 70 obras representando parte da fauna e flora e pássaros amazônicos produzidos por um gênio da nossa terra, Oswaldo Goeldi, é uma honra muito grande: isso só mostra quanto Belém é um lugar de criatividade e luminosidade da alma desse povo do qual Oswaldo Goeldi faz parte”, disse o prefeito.

A abertura contou também com a presença da nova titular da Fundação Cultural do Município de Belém-Fumbel, Inês Silveira, em seu primeiro compromisso público no cargo. A nomeação dela, que substitui Michel Pinho, foi publicada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira, 17 de março.

Em sua fala, Edmilson destacou que Inês “estreou” em um evento de primeira grandeza, e adiantou a primeira missão prioritária da presidente da Fumbel, enquanto representante do órgão no Conselho Municipal de Cultura, um dos elementos do Sistema Municipal de Cultural, instituído pela Lei Valmir Bispo.

O Conselho está na fase de eleição de representantes.

“A Inês tem a função de apresentar uma proposta da transformação da Fundação em Secretaria. Eu espero muito em breve dar posse de novo a Inês, desta vez como secretária. Aparentemente é secundário, mas é importante para mostrar a função estratégica da Cultura”, disse o prefeito.

EXPOSIÇÃO

No térreo do Teatro Nazareno Tourinho, o visitante poderá conferir o acervo das aves catalogadas por Emílio Goeldi e confeccionadas por Ernst Lohse, alemão que adotou Belém como sua cidade e que, este ano, se comemora 150 anos do seu nascimento.

Já na parte superior do espaço, há uma coleção de flores tropicais em xilogravuras criadas por Oswaldo Goeldi.

“Nós trouxemos este acervo constituído por 70 obras, todas acessíveis em libras e audiodescrição, além de agregarmos a realidade aumentada. É um evento para grupos e estudantes que agrega muito valor”, destacou a curadora da exposição, bisneta do cientista Emílio Goeldi e presidente da Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, Lani Goeldi.

*Com reportagem de Joyce Assunção (Ag.Belém)

VISITE

Exposição Fauna e Flora Brasileira
Quando: Até o dia 23 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h à 16h30.
Onde:Teatro Popular Nazareno Tourinho (Praça do Carmo – Cidade Velha)
Quanto: Entrada franca.