Entretenimento

Esquenta para o Dia da Animação com oficinas, masterclass, bate-papos e filmes

O curta “Contos Mirabolantes: O Olho do Mapinguari” é o único paraense selecionado para a mostra oficial. FOTO: DIVULGAÇÃO
O curta “Contos Mirabolantes: O Olho do Mapinguari” é o único paraense selecionado para a mostra oficial. FOTO: DIVULGAÇÃO

Cerca de 20 cidades brasileiras celebram, no dia 28 de outubro, o Dia Internacional da Animação. Para tanto, realizam a exibição simultânea, às 19h30, de uma mostra com animações nacionais e internacionais, promovida pela Associação Brasileira do Cinema de Animação. Na capital paraense, a programação ocorre no auditório Eneida de Moraes, do Museu de Imagem e Som (MIS), sediado no Palacete Faciola, com entrada franca.

“Belém é a única cidade do Norte que vai promover esse evento [o Dia Internacional da Animação – DIA]. Isso com certeza não tem a ver com não ter profissionais ou pessoas interessadas, porque tem! Nós só precisamos ter mais espaços para ter essa aproximação do mundo da animação com a comunidade”, comentou a animadora Thalyne Chrystyna, coordenadora do evento em Belém.

Na maior parte das cidades, durante a semana que antecede o evento, além do programa oficial do DIA, ocorrerão mostras, debates, workshops e palestras. Em Belém, haverá uma programação que inicia hoje, 24, na UsiPaz Cabanagem. O espaço recebe a Mostra Infantil, a partir das 15h, com curtas-metragens como “Tardes no Escarafuncha”, de Fernando Garróz (SP), “Contos Mirabolantes”, dos paraenses Andrei Miralha e Petronio Medeiros, e “Palavras Mágicas”, de Carlon Hardt (PR). Thalyne Chrystyna também ministra no local, às 16h, uma oficina de Animação para crianças de 5 a 10 anos de idade.

“Tardes no Escarafuncha”, de Fernando Garróz, traz o curioso Dico passando mais uma tarde no Escarafuncha, a loja do Tio Tantarruga, um lugar onde de tudo se encontra! FOTO: REPRODUÇÃO/FILME

A mesma programação se repete amanhã, 25, no Núcleo de Oficinas Curro Velho, no Telégrafo, em horários distintos. Por lá, as atividades iniciam às 9h, com a oficina “Criando Mundos: Processo criativo para criar cenários fantásticos”, com Keoma Calandrini. Já pela parte da tarde, às 16h, o espaço recebe a Mostra Infantil, com os mesmos filmes exibidos na UsiPaz; e a oficina de Animação para crianças às 17h, com Thalyne Chrystyna e Carlos Gustavo.

O Curro Velho também recebe, dia 26 (quinta-feira), a masterclass “Criando Personagens Maravilhosos”, com o artista visual Gabs, e dia 27 (sexta-feira), a masterclass “Animação em Ação! Como animar cenas de ação”, com Gizandro Santos. Ambas ocorrem às 9h, com inscrições gratuitas no local, sendo recomendadas para pessoas a partir dos 12 anos de idade, por causa do uso de ferramentas digitais.

A Casa da Linguagem, em Nazaré, também recebe parte da programação. Amanhã, 25, às 18h, tem um bate-papo sobre “Ilustração de Cenários”, com Keoma Calandrini, Felipe Omartins e Gabs; em seguida, às 19h, o papo é sobre o “Processo Criativo de um Curta Animado”, com Brenda Bastos. Dia 26 (quinta-feira), às 18h, o local recebe a Mostra Infantil, seguida, às 19h, do bate-papo “Muirak: dia a dia em um estúdio de animação”, com Ítalo Rodrigues, da Muirak Studio.

Por lá, a programação também só termina dia 27 (sexta-feira), com a Mostra Paraense de Animação, a partir das 18h, com diversas produções feitas no Estado. Em seguida, às 19h, ocorre o “Túnel do tempo animado: Um bate-papo sobre a história da animação paraense”, com os paraenses Andrei Miralha, Otoniel Oliveira e Cássio Tavernard, criadores de animações icônicas da cena paraense, como “A Turma da Pororoca”.

“Carcinização”, de Denis Souza (RS), conta a história de três amigos estão passando por mudanças em suas vidas. Liz quer mudar o estilo de música que toca, Mari quer trancar a faculdade e P1 quer virar um caranguejo. FOTO: REPRODUÇÃO/FILME

Todo esse esquenta da semana leva à Mostra Principal do DIA, marcada para sábado, 28, às 19h30, no Palacete Faciola. Entre os curtas nacionais, estarão “Carcinização”, de Denis Souza (RS), “Ciranda Feiticeira”, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio (PE), “Plástico Bolha”, de Toni Soares (RJ), e “Diamantes de Acayaca”, de Fernanda Roque e Francisco Franco (MG). Entre os internacionais, estão “Take Rabbit”, de Peter Peake (Inglaterra), “Las Peripecias de Sir Percival”, de Becho Lo Bianco, Mariano Bergara e Javier Mrad (Argentina), e “Forgotten”, de Mawrgan Shaw (Austrália/Canadá). Assim como toda a programação, esta será de acesso gratuito.

*Com reportagem de Aline Rodrigues.

PARTICIPE

Programação Especial – Dia Internacional da Animação (DIA)
Quanto: Gratuito.
Informações: www.diadaanimacao.com.br

UsiPaz Cabanagem
Quando: Hoje, 24, com mostra de filmes infantis, às 15h, e oficina, às 16h.
Endereço: Avenida Damasco, n° 47, Cabanagem.

Curro Velho
Quando: Amanhã, 25, com masterclass às 9h, mostra de filmes infantis às 16h, e oficina às 17h. Dias 26 e 27, com masterclass, sempre às 9h.
Endereço: Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 – Telégrafo

Casa da Linguagem
Quando: Amanhã, 25, com bate-papo, às 18h e 19h. Quinta-feira, 26, com mostra de filmes infantis às 18h e bate-papo às 19h. Sexta-feira, 27, com mostra de animação paraense às 18h e bate-papo às 19h.
Endereço: Av. Nª Sra. de Nazaré, 31 – Nazaré

Palacete Faciola
Quando: Sábado, 28, às 19h30, com Mostra Oficial
Endereço: Av. Nª Sra. de Nazaré, 138 – Nazaré