FUNCIONAMENTO

Espaço São José Liberto vai fechar no domingo das Eleições

O Espaço São José Liberto estará fechado no dia 27 de outubro devido ao segundo turno das Eleições Municipais.

Espaço São José Liberto vai fechar no domingo das Eleições Espaço São José Liberto vai fechar no domingo das Eleições Espaço São José Liberto vai fechar no domingo das Eleições Espaço São José Liberto vai fechar no domingo das Eleições
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone/WhatsApp (91) 9 8126-8355.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone/WhatsApp (91) 9 8126-8355. A ação também contará com a participação de lojistas que atuam no interior do ESJL, para incentivar o uso de embalagens sustentáveis, a economia criativa, alinhando práticas ambientais com a redução do uso de sacolas plásticas. Durante o curso, mestre Pirias irá repassar técnicas de manuseio da matéria-prima Miriti, como corte, lixamento, modelagem, colagem, pintura e montagem das peças. A diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDCIS/Sedeme), Sharry Brom Rodrigues, reforça a importância de promover e valorizar os saberes tradicionais, além de incentivar o uso de embalagens sustentáveis, destacando ainda, a necessidade de estimular a comercialização desses produtos, criando oportunidades de mercado e fortalecendo cadeias produtivas locais. Assim, busca-se promover uma integração harmoniosa entre o crescimento econômico, a sustentabilidade e a valorização cultural. De acordo com dados da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, a Fapespa, os empregos formais na economia criativa corresponderam a 3,4% do total de vínculos formais em 2022. No período entre 2012 e 2022, no Pará, houve um crescimento no número de empregos formais no setor criativo, com 33.099 vínculos registrados em 2012 e 42.931 em 2022. Isso representa um aumento de 29,7% ao longo de dez anos e de 23,9% em comparação com 2021. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o setor cultural está entre os setores que mais crescem no mundo, respondendo por 6,1% da economia mundial. O faturamento da indústria cultural e criativa é de US$ 2,25 bilhões anuais e quase 30 milhões de empregos no mundo. Mestre Pirias - Josias Plácido Alcântara Silva, o Mestre Pirias trabalha há 45 anos com artesanato de Miriti, já participou de feiras nacionais e internacionais promovidas pelo Sebrae, PAB e ApexBrasil, levando o Miriti e a cultura amazônica para o mundo. Ao longo de sua trajetória, conquistou grandes prêmios, como o tricampeonato do Prêmio Top 100 de Artesanato do Sebrae Nacional. Atualmente, ele está à frente, juntamente com uma comissão, do Coletivo Amazônia Sustentável Pará, projeto que quer capacitar e conectar pessoas que, assim como ele, acreditam na força do artesanato e da economia criativa. Além disso, o mestre ministra cursos, como o de embalagens sustentáveis de miriti e outros, com foco na tradição e na responsabilidade ambiental. O curso é realizado em parceria com o Coletivo Amazônia Sustentável Pará, Miriti Amazônia e HB Design. Serviço: O curso "Embalagens Sustentáveis em Miriti" acontecerá no dia 19 de março, das 9h às 17h, no Espaço São José Liberto, na Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas, em Belém. Informações e Inscrição: (91) 98126 8355.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) informa ao público que, em decorrência do segundo turno das Eleições Municipais, o Espaço São José Liberto (ESJL) estará fechado à visitação no próximo domingo, dia 27 de outubro.

O ESJL reabrirá aos visitantes na terça-feira, dia 29, em seu horário normal de funcionamento, das 10h às 18h, de terça-feira a sábado, e das 10h às 14h, aos domingos e feriados. É importante lembrar que o Espaço fecha sempre nas segundas-feiras para manutenção.

O São José Liberto é um local histórico, turístico e cultural, também dedicado à economia criativa. Entre suas atrações, destacam-se o Jardim da Liberdade, que abriga gemas minerais, a Capela São José, com o Cristo suspenso, o Anfiteatro Coliseu das Artes, a Casa do Artesão, lojas de venda de joias artesanais e a Cela Cinzeiro, um memorial da época em que o espaço abrigou o Presídio São José.