Entretenimento

Escola Municipal de Dança oferece oficinas para crianças

Artistas-pesquisadores da Companhia Moderno de Dança conduzem as oficinas para crianças de 5 a 12 anos. Foto: divulgação
Artistas-pesquisadores da Companhia Moderno de Dança conduzem as oficinas para crianças de 5 a 12 anos. Foto: divulgação

Aline Rodrigues

A partir desta sexta-feira, dia 14, e ainda nos dias 21 e 28 de junho, acontece na Aldeia Cabana, a oficina de dança contemporânea para crianças “Brincar, Criar e Dançar”, conduzidas pela Companhia Moderno de Dança. Serão dois horários disponíveis, com turmas de 8h30 às 10h, para crianças de 5 a 7 anos, e de 10h às 11h30, para crianças com idade entre 8 e 12 anos.

A oficina faz parte do projeto “Partilhas em companhia: práticas de formação e experimentação em dança na Região Metropolitana de Belém”, e contemplado pelo edital de chamamento público da Lei Paulo Gustavo – Múltiplas Linguagens.

“O projeto prevê uma tríade de atividades artísticas a serem desenvolvidas pelo coletivo Companhia Moderno de Dança (CMD) no ano de 2024. Dentre elas, ressaltamos a proposta de interação social com a Escola Municipal de Dança (EMD) – Nace/Semec, objetivando construir redes de formação e criação em dança com esta comunidade, além de proporcionar momentos de aprendizado e apreciação em dança”, falou Murilo Olegário, produtor cultural da Companhia Moderno de Dança.

Segundo Murilo, a oficina vai lançar mão da ludicidade como estratégia de ensino e aprendizagem em dança, por meio de dinâmicas que possam enfatizar a importância do brincar como caminho para a experimentação, criação, além da formação, socialização e desenvolvimento de habilidades psicomotoras, afetivas, cognitivas, dentre outras.

Para participar da oficina, os alunos precisam estar inseridos na Escola Municipal de Dança e o responsável deve preencher o formulário de inscrições para garantir a vaga, tendo em vista as duas turmas de 15 alunos cada.

A oficina acontecerá na Sala de Dança localizada na Aldeia Cabana, com as professoras Paola Pinheiro e Beatriz Moraes, ambas bailarinas da Companhia Moderno de Dança. Ao todo, serão ministradas quatro aulas com duração de uma hora e meia.

A Companhia Moderno de Dança (CMD) é um coletivo artístico paraense fundado em 2002, formado por artistas-pesquisadores atuantes em diversos campos do conhecimento, e atuante em Belém, como grupo de pesquisa, experimentação e criação em dança, bem como em produções culturais, de forma ininterrupta ao longo de 22 anos de sua existência. O coletivo tem no currículo doze espetáculos cênicos, além de projetos como o “Aluno-Bailarino-Cidadão” (2006- 2018), o Fedap – Festival Escolar de Dança do Pará e o Circuito Companhia Moderno de Dança, realizado em duas edições, em 2013 e 2016.

De olho

Oficina “Brincar, Criar e Dançar”

Quando: 14, 21 e 28 de junho, com turmas de 8h30 às 10h (5 a 7 anos) e 10h às 11h30 (8 a 12 anos)

Onde: Sala de dança – Aldeia Cabana (Av. Pedro Miranda, s/n – Pedreira)

Quanto: Gratuito. Mas é preciso estar inserido na Escola Municipal de Dança-Fumbel, e o responsável deve preencher o formulário de inscrições para garantir a vaga.