Entretenimento

Escola de Teatro da UFPA apresenta clássico de Ibsen "Casa de Bonecas"

Foto: Raquel Prudente/divulgação
Foto: Raquel Prudente/divulgação

TEXTO: WAL SARGES

Casados há oito anos, com três filhos pequenos, Nora e Torvald Helmer formam uma família perfeita para os moldes da sociedade do século 19. Mas uma reviravolta acontece na vida do casal e revela verdades ocultas e suas tensões consequentes. Essa é a trama criada em 1879 pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906) e que deu origem ao espetáculo “Casa de Bonecas”, que será montado por alunos do curso técnico em ator da Escola de Teatro e Dança (Etdufpa). Serão duas sessões durante oito dias, com estreia hoje, 8, às 18h e às 20h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas.

“É a primeira vez que será montado esse texto em Belém. Ele é do século 19, mas é considerado um texto feminista. A primeira vez que Henrik foi montar na Noruega, ele foi aconselhado a mudar o final, mas várias feministas escreveram para ele pedindo para que reconsiderasse sua decisão porque o texto defendia a posição das mulheres da época”, explica a professora Karine Jansen, quem dirige a montagem em conjunto com a professora Larissa Latif.

PEÇA CONTINUA ATUAL AO FALAR DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Nora Helmer é uma mulher aparentemente enquadrada no perfil ideal para a sociedade de 1879, vivendo um casamento perfeito com Torvald Helmer. O marido, por sua vez, acaba de ser promovido no banco onde trabalha. “Nora fez um grande ato para salvar a vida do marido, mas naquele ideário de mulher, elas não podiam tomar decisões que significassem maiores que as do homem. Ele estava muito doente, mas não gostava de endividamento. Por isso, Nora decide fazer um grande empréstimo às escondidas para salvar a vida dele e também, de forma secreta, guarda suas economias para pagar a dívida”, adianta a diretora.

O texto, segundo Karine, revela o papel da mulher e sua relação com o marido. “Mostra como a mulher se torna propriedade do marido e como ele a infantiliza, por vezes, dentro da relação ou na casa. E como ele vai controlando os gostos e as formas de pensar dela. Apesar de ser um texto do século 19, quisemos montar este espetáculo por retratar a violência contra as mulheres e mostrar o quanto este assunto é pertinente”, destaca Karine.

Montagem foi feita por alunos do curso de teatro com direção de Karine Jansen e Larissa Latif. Foto: Raquel Prudente/divulgação00

MONTAGEM PARAENSE É FRUTO DE FORMAÇÃO TÉCNICA

O espetáculo é resultado da disciplina Criação de Espetáculo I, do curso técnico em Ator e das Práticas de Montagem I e II, dos cursos técnicos de Figurino Cênico e Cenografia, fazendo parte ainda da Mostra Cênica da Etdufpa 2022.2. E tudo nessa proposta do dramaturgo Henrik Ibsen chamou a atenção dos alunos, desde as vestimentas daquela época até cenários e mobiliários, conta a professora Karine Jansen.

“Os alunos tiveram uma identificação com o texto por causa da questão da mulher. Foi uma brincadeira gostosa também ao trabalhar esse texto, porque mostrou como seria a beleza de viver naquele século com relação ao mobiliário e à vestimenta. Todo mundo mergulhou naquele universo e percebemos o prazer que eles tiveram em trabalhar o tema, pesquisando o que era da época”. Por outro lado, foi difícil viver tudo aquilo emocionalmente, acrescenta a diretora. “É um texto que chama e requer dos atores uma elaboração muito forte, principalmente dos protagonistas”, explica.

ASSISTA

Espetáculo “Casa de Bonecas”

Quando: De quinta a domingo (dias 8 a 11 e 15 a 18 de dezembro), sempre às 18h e às 20h;

Onde: Teatro Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas)

Quanto: R$ 20 (com meia-entrada a R$ 10), na bilheteria do teatro.