Texto: Aline Rodrigues
Erik Lopes, Mainumy e Jimmy Góes, três artistas paraenses com diferentes abordagens musicais, apresentam trabalhos inéditos e autorais totalizando 30 minutos de música. Os três estão no projeto “30por3”, EP do selo Discosaoleo, a ser lançado no formato de fita cassete e com distribuição digital, no dia 1º de novembro.
“Nós pensamos em artistas que admirávamos e que sabíamos que tinham uma produção em desenvolvimento. As primeiras pessoas que vieram em mente, nesse momento de concepção, foram os músicos que convidamos, Erik Lopes, Jimmy Góes e Mainumy. Ficamos muito contentes por eles terem topado. São artistas que mesmo com abordagens variadas, têm afinidade com o perfil da Discosaoleo. E a união entre as faixas que cada um propôs ficou super-harmoniosa”, disse a cantora e musicista Ana Clara, que assina a produção executiva e direção artística do projeto junto a Léo Bitar, audiófilo, designer de som, colecionador e idealizador da Discosaoleo.
A coletânea está sendo viabilizada por meio do Prêmio Fundação Cultural do Pará (FCP) de Incentivo à Arte e à Cultura, e marca uma retomada dos lançamentos da Discosaoleo, criada em 2014 para ser também um lugar de movimentação cultural, com a realização de eventos em seu espaço físico, além de agregador de amantes do formato vinil. “30por3” é o primeiro novo título lançado em seis anos. Até então, o selo tinha lançado oito trabalhos, entre LPs e fitas.
“O Léo e eu vínhamos conversando muito nos últimos anos, desenvolvendo ideias de projeto para Discosaoleo e uma delas foi o ‘30por3’. Havia uma vontade muito grande de retomar as atividades do selo e pensamos que seria legal fazer uma coletânea, como uma forma de trazer mais artistas para perto, criar mais interações, juntar trabalhos diferentes”, explicou Ana Clara. “Importante acrescentar que foi fundamental a aprovação no Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura para a concretização desse projeto”, completou.
Para Léo Bitar, o projeto chega para a união da cena independente e os três artistas que encabeçam a coletânea têm uma conexão com a Discosaoleo. “Temos um espaço para concertos. A Mainumy tocou aqui logo quando a loja abriu e é uma artista que a gente gosta muito. Pensamos no Jimmy Góes, que também já tocou na loja, já tem um trabalho importante na cena independente, e o Erick Lopes, que também tocou aqui com a banda dele, e a gente vem se curtindo já há um bom tempo”, disse Léo.
Para a artista Mainumy, estar no projeto é uma realização de vida. “Foi bem gratificante e importante para mim e para minha trajetória na música. Essa é a primeira vez que gravo e lanço três músicas autorais por um selo, então é uma realização de vida mesmo”, falou ela.
Já para Jimmy, a participação no “30por3” reflete o trabalho ao longo da sua trajetória artística. “Considero que seja mesmo uma consequência por ter trilhado meu caminho até aqui com a carreira artística. A gente vai fazendo as coisas e vai colhendo os frutos”, disse ele.
Ao unir artistas da cena independente, o projeto busca divulgar e promover seus trabalhos. “Mas é mais uma união mesmo de forças, porque a gente está aí já há um bom tempo, todos os artistas, o selo e muitos outros. Na verdade, isso é um projeto de vários, que a gente pretende desenvolver pelo selo fonográfico, que tem esse mote de unir artistas independentes para a gente poder trabalhar, produzir o nosso trabalho cultural e dar vazão a ele, fazendo um produto que tenha como mote a importância artística. Lógico que é um produto comercial, mas a gente preza pelo trabalho artístico, tanto do selo quanto dos artistas”, pontuou Léo.
PROGRAME-SE
EP “30por3”
Artistas: Erik Lopes + Jimmy Góes + Mainumy
Selo: Discosaoleo (Instagram @discosaoleo)
Quando: A partir de 01/11
Onde: nas plataformas digitais