Entretenimento

Em clima junino, Praça do Carmo recebe artistas em show gratuito

A cantora Karen Tavares faz um dos shows desta noite na programação. FOTO: Marcelo Lelis/divulgação
A cantora Karen Tavares faz um dos shows desta noite na programação. FOTO: Marcelo Lelis/divulgação

Wal Sarges

Símbolo de democratização da arte, a Praça do Carmo recebe o Forró Energia nesta sexta-feira, 16, às 20h, com programação gratuita. O evento conta com a participação de diversos artistas: O Mercado do Choro, Karen Tavares, Kléber Benigno, Luizinho Lins, Felipe Costta e Yacauã Bastos.

O Forró Energia resultou da proposta de três amigos ligados à produção cultural e ao bairro da Cidade Velha – o advogado José Maria Vieira, o empreendedor Fagner Yanomani e o técnico de som e produtor musical Assis Figueiredo – que se uniram pelo desejo de ocupar o bairro e de manifestar a arte na Praça do Carmo, conta a cavaquinhista do grupo O Mercado do Choro, Carla Cabral.

“Eu e o Zé Maria Vieira sempre falamos da nossa vontade de expandir as nossas ideias para que O Mercado do Choro se torne um espaço realmente democrático musicalmente falando. Nesse sentido, o Zé Maria, que é um criador e pensador cultural, juntou uma vontade dele – ele sempre fez festa em junho – com a nossa energia e formamos um forró”, explica a musicista.

Xote e forró em suas várias vertentes compõem o repertório dos artistas participantes, adianta Carla.

“A gente sempre brinca que tem um ‘eu lírico’ forró energia que em junho se apresenta e nos transborda. Podem participar da festa artistas e pessoas que sempre estão nas nossas rodas e quem quiser se unir nessa coisa de fomentar as músicas autorais que a gente já faz, mas também trazer compositores que fazem xote, forró – sejam eles daqui ou do Nordeste-, então temos essa vontade de estar sempre festejando. O Mercado do Choro faz o Forró Energia junto com esses amigos e junto com o Kléber Benigno e a Karen Tavares que são pessoas que amam também essa celebração junina”, diz Carla.

No repertório, músicas do cancioneiro popular e simbólicas homenagens.

“Sempre com muito carinho, relembramos composições que formam esse nosso cancioneiro, outras que nos formam enquanto apreciadores de música porque todo mundo vai lembrar uma quadrilha, um forró, um Dominguinhos, um Luiz Gonzaga. Para essa apresentação, mais uma vez a gente tem a grande alegria de contar com a participação do Luizinho Lins, que é de Icoaraci, nosso grande amigo Yacauã Bastos, um músico nordestino incrível e a participação de outro nordestino chamado Felipe Costta, que vem especialmente para Belém viver o mês de junho dele aqui. É um grande sanfoneiro e realmente foi um expoente do instrumento que a gente tem alegria de receber no Forró Energia”, detalha Carla.

Ela admite que a expectativa é sempre grande.

“É uma satisfação sem fim, só de tocar essas músicas, encontrar as pessoas e deixar a cidade viva, mostrando que a gente tem muita alegria de fazer arte, principalmente no Carmo, onde a gente consegue concentrar diversos outros bairros. Claro, esperamos um público muito grande de artistas porque a gente sabe que o Carmo fomenta isso na gente, essa vontade de fazer arte, de se conectar e com certeza de mostrar que Belém tem de tudo, além de muita vontade de viver a cidade, e de cuidar dos nossos espaços, do nosso patrimônio”, completa Carla Cabral.