WORKSHOP

Em Belém, Léo Gandelman conduz aula-show ao lado da Amazônia Jazz Band

Saxofonista Léo Gandelman realiza workshop no Theatro da Paz em parceria com a Amazônia Jazz Band
Saxofonista Léo Gandelman realiza workshop no Theatro da Paz em parceria com a Amazônia Jazz Band. Foto: DIvulgação

O renomado saxofonista Léo Gandelman realizou, na tarde desta segunda-feira (28), um workshop gratuito no palco histórico do Theatro da Paz, em Belém, em parceria com a Amazônia Jazz Band (AJB). O encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), reuniu mais de 150 participantes, entre músicos profissionais, estudantes e apaixonados pela música instrumental.

Com uma trajetória consagrada ao lado de nomes como Gal Costa, Caetano Veloso e Roupa Nova, e autor de trilhas marcantes como a da primeira versão da novela Vale Tudo, Gandelman compartilhou experiências e técnicas com o público. O convite para o evento partiu da secretária de Cultura, Ursula Vidal, e o próprio músico sugeriu a realização do workshop.

“Sempre admirei o trabalho da Amazônia Jazz Band. Quando surgiu o convite, sugeri também compartilhar um pouco da minha experiência”, afirmou o saxofonista.

🎼 Encontro de gerações e inspiração

Durante o workshop, os participantes exploraram temas como técnica instrumental, improvisação, interpretação musical e também ouviram bastidores da carreira de Gandelman. O evento emocionou músicos locais.

“O Léo foi um divisor de águas na música brasileira e sempre foi uma referência para mim”, declarou Vinicius Ribeiro, primeiro alto saxofonista da AJB.

“Participar desse momento foi um grande aprendizado e uma alegria imensa”, completou a flautista Regiane Fiuza.

🎺 Um gesto movido pela paixão

A secretária Ursula Vidal celebrou a presença do artista, destacando o caráter afetivo da iniciativa.

“O Léo está aqui movido pelo amor e pela paixão. Ele mesmo se ofereceu para participar. Nós sabemos o quanto nos orgulhamos dessa big band, que é uma política pública de formação de plateia e valorização do talento dos nossos músicos”, afirmou.

Já o maestro da AJB, Eduardo Lima, destacou a importância do momento: “É uma alegria receber um músico como o Léo. Sua história é uma inspiração”.

O evento foi encerrado com uma roda de perguntas entre Gandelman e o público. Emocionado, o músico agradeceu:

“Foi um momento muito feliz estar aqui com profissionais que tanto admiro”, concluiu.