SAIU DO TRIO E FOI EMBORA...

Eloi Iglesias denuncia desrespeito em Parada LGBT de Mosqueiro

Cantor paraense lamenta falta de apoio e solidariedade entre artistas no evento e se retira de trio após impasse com produção.

Foto: Joyce Ferreira/Comus/Arquivo
Foto: Joyce Ferreira/Comus/Arquivo

O cantor e ícone da cultura paraense, Eloi Iglesias, usou as redes sociais nesta segunda-feira (29) para tornar público um desabafo sobre um episódio de desrespeito ocorrido durante a Parada LGBTQIAPN+ de Mosqueiro, realizada no último domingo, 27 de julho. Em uma nota publicada no Instagram, a produção do artista repudiou a atitude de outras equipes e da organização do evento, que, segundo ele, demonstraram falta de respeito e consideração com sua equipe e com a banda da tradicional Festa da Chiquita.

De acordo com a publicação, Eloi havia colocado à disposição a banda oficial que o acompanhou na edição da Chiquita Verão no dia anterior, com o intuito de apoiar outras cantoras contratadas para a Parada. No entanto, a tentativa de cooperação foi impedida por uma outra equipe de produção, que barrou a montagem dos equipamentos da banda de Eloi no trio elétrico. O episódio causou tensão e desconforto entre os músicos e artistas presentes.

A expectativa era de que a coordenação do evento intervisse para solucionar o impasse, o que, segundo a nota, não aconteceu. Pelo contrário: integrantes da equipe de Eloi Iglesias relataram ter sido, ainda que indiretamente, retirados do trio pela própria produção da parada. Diante do constrangimento, o cantor optou por se retirar do local, junto de seus músicos e acompanhantes.

Ícone Cultural e Reconhecimento

Referência na cena cultural e LGBTQIAPN+ do Pará, Eloi Iglesias é reconhecido não apenas por sua trajetória artística, mas também por sua atuação histórica em prol da diversidade. Criador da Festa da Chiquita – evento que foi oficialmente tombado como patrimônio cultural imaterial pelo IPHAN -, o cantor é frequentemente homenageado por sua contribuição à cultura popular e ao movimento LGBT na região.

A publicação destaca que, apesar do ocorrido, Eloi se encontra bem e segue comprometido com a defesa do respeito entre artistas e a valorização da cultura local. “Ele continuará a manifestar sua influência de maneira impactante, como tem feito ao longo de sua jornada, e esses artistas podem contar com seu apoio incondicional”, diz o texto assinado pela produção da Festa da Chiquita.

Encerrando com sua marca registrada de afeto ao público, o artista escreveu: “Um beijo em minhas chicas”. Até o momento, os organizadores da Parada LGBTQIAPN+ de Mosqueiro não se pronunciaram sobre o episódio.