DESFILES OFICIAIS

Edital do Carnaval 2025 será lançado em Belém

Fique por dentro dos preparativos para a folia da capital paraense. Conheça as regras e prazos de inscrições para os desfiles.

Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará

O edital do Carnaval de 2025 será lançado até a próxima semana em Belém, pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A publicação do documento é a primeira fase dos preparativos oficiais à realização da maior festa popular do município com desfiles e concursos das Escolas de Samba do Grupo Especial, Escolas do 1º e 2º grupos, blocos de Belém e de escolas e blocos dos distritos de Icoaraci, Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro.

Segundo Anderson Reis, diretor do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, a expectativa da nova gestão da capital paraense, à frente o prefeito Igor Normando, é facilitar o acesso das agremiações ao edital contendo as regras e prazos de inscrições, valores das subvenções e demais ritos processuais estabelecidos nas legislações de incentivo à cultura.

“A orientação da nossa secretária Cilene Sabino é para que o acesso ao edital seja transparente, sem burocracia e com total apoio às agremiações”, disse o diretor Anderson Reis, na noite de sexta-feira, 17, após encerrar o último encontro com grupos do carnaval de Belém, Outeiro, Icoaraci, Cotijuba e Mosqueiro.

A Secretaria de Turismo e Cultura promoveu, por toda esta semana, reuniões com os representantes das escolas de samba e blocos de Belém. Os encontros objetivaram um estudo prévio sobre a situação que os grupos vêm enfrentando e os anseios do segmento para a realização do carnaval, em 2025. As reuniões se iniciaram na última quarta-feira, 15, com as escolas do grupo especial agrupadas na Liga Escolas de Samba Associadas (ESA); Liga Paraense de Associações Carnavalescas (Lipac) e Liga Independente dos Blocos de Belém (Libel); na quinta-feira, 16, estiveram reunidos os representantes dos blocos e escolas de Outeiro e Icoaraci, e nesta na noite desta sexta-feira, 17, os blocos de Cotijuba e as escolas de Mosqueiro.

Apresentação

Durante as reuniões, o diretor do Deac, deu as boas-vindas aos grupos em nome na secretária Cilene Sabino e apresentou a equipe de trabalho que irá coordenar as ações preparativas do carnaval 2025.

“Ainda não temos as informações oficiais sobre valores de subvenção, pois estamos aguardando as análises do departamento jurídico, mas nossa meta é realizar um grande carnaval como nossa cidade merece”, disse o diretor.

A data para desfiles oficiais, em Belém, e nos distritos, também está sendo discutida. “Esse primeiro momento é para elaboração do edital e já pedimos aos dirigentes das agremiações que adiantem as documentações básicas para evitar atrasos e para que todos possam participar”, orientou.

Para os representantes do carnaval de Cotijuba e Mosqueiro o momento é de esperança.

“Ano passado, nós sofremos muito. Nosso carnaval foi muito triste sem apoio, atrações e incentivo para nossos blocos. Por isso, estamos aqui cheios de esperança que o prefeito Igor Normando e sua equipe nos ajudem a fazer um grande carnaval em Cotijuba, disse Catarina Santos, presidente da Liga Beneficente, Recreativa e Cultural de Cotijuba.

O presidente da Universidade do Samba Piratas da Ilha, Lauro Pantoja, parabenizou a nova gestão da Secretaria de Turismo e Cultura e pediu que o carnaval da bucólica seja valorizado e que o tradicional concurso das escolas seja viabilizado e incentivado com mais recursos financeiros. A presidente da Escola de Samba Pele Vermelhas, Maria Inês Raiol, agradeceu a participação na reunião e também solicitou apoio financeiro ao carnaval.

“Estamos gratos pelo chamado da Secretaria e deixamos nossa mensagem de otimismo à nova gestão e que seja feito o resgate do carnaval de Mosqueiro, que já foi o terceiro maior do Brasil”, disse ela.

A expectativa é que, em 2025, a Escola de Samba Estação Primeira de Maracajá, também de Mosqueiro, volte a desfilar. O presidente Paulo Sena está confiante que a nova gestão da Prefeitura de Belém possa ajudá-lo a colocar sua escola na rua novamente. Com isso, Mosqueiro voltará a ter concurso oficial. “Será um sonho, pois, não temos essa disputa há anos”, disse Lauro Pantoja, presidente da Universidade de Samba Piratas da Ilha, que este ano, irá festejar seu jubileu de ouro, 50 anos de história e tradição.