
“Caminhos” é o concerto camerístico que Edelmiro Soares apresenta nesta quinta, 17, às 19h30, interpretando obras dos compositores Raymundo Araújo Pinheiro e Tynnoko Costa. A apresentação será na Sala Ettore Bosio, do Instituto Carlos Gomes, ainda como parte das comemorações dos 180 anos de fundação de Igarapé-Miri, cidade de Edelmiro e de Raymundo Pinheiro. Também integra a programação do Festival de Música Brasileira da Fundação Carlos Gomes. A programação tem entrada franca.
Missas, ladainhas e canções de Raymundo Araújo estão no repertório
No concerto, o cantor Edelmiro Soares enfoca a obra de Raymundo Araújo Pinheiro em sua estreita relação com os ofícios religiosos católicos tradicionais à cultura da região baixotocantinense, especialmente de sua cidade natal. São missas, ladainhas, canções, hinos e peças instrumentais para diversas formações camerísticas dedicados a santos e à Maria Santíssima. Ele também apresenta canções e peças instrumentais dedicadas a pessoas da relação pessoal do compositor e o Hino Oficial de Igarapé-Miri.
Tynnoko Costa é homenageado do Festival
As canções vocais e instrumentais de cunho religioso e secular de Tynnoko Costa – homenageado do Festival de Música Brasileira deste ano junto com Luiz Pardal – completam o repertório. Tido como um dos mais produtivos compositores e arranjadores do Pará, tendo acompanhado artistas como Elizeth Cardoso e Cauby Peixoto, Tynnoko assina canções vocais “com profundo esmero melódico, harmônico e literário”, assinala Edelmiro na divulgação da apresentação, e que “tem o alicerce de seu trabalho composicional fincado nas raízes da cultura popular paraense e brasileira”.
A 41ª edição do Festival de Música Brasileira, que começou na terça-feira, 16, segue até quinta-feira, 18, com atividades na sede da FCG e no Memorial dos Povos, em Belém. O objetivo é de estimular a prática musical voltada para a cultura artística brasileira, e tem os paraenses Tynnoko Costa e Luiz Pardal como homenageados.
A programação do dia começou pela manhã, às 10h, com apresentação do Quarteto Câmara Paraense, e segue à tarde, com Grupo de Percussão da Fundação Carlos Gomes, Projeto Galo Duro, e às 18h, das musicistas Cristiane Carvalho e Beatriz Pavan, com o concerto “A Brasileira Música para Flauta e Cravo”.
Mais informações
“Caminhos – Edelmiro Soares Interpreta Raymundo Araújo Pinheiro e Tynnoko Costa”
Quando: Hoje, 17, às 19h30.
Onde: Sala Ettore Bosio – Fundação Carlos Gomes (Av. Gentil Bittencourt, 909 – Nazaré)
Quanto: Gratuito