CULTURA

Economia criativa fortalecida no Círio de Nazaré

O show “Maria Vem”, que é aberto ao público, é patrocinado pela Claro pelo segundo ano consecutivo.

Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

O show “Maria Vem”, que é aberto ao público, é patrocinado pela Claro pelo segundo ano consecutivo. Além dele, o Planeta Liz, é um projeto inovador que também recebe o mesmo apoio, informa a diretora Rosa Bastos. “Ambos são frutos dessa parceria com o governo do Estado, através de lei de incentivo, Lei Semear, que somados são projetos de mais de um milhão e meio (R$1,5mi), e a gente, através desses dois projetos, estamos enquanto patrocinador perene e constante do Círio de Nazaré”.

O diretor superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, reitera o compromisso da instituição de apoiar a cultura. “O incentivo à cultura também é uma vertente importante para a economia, e muitos pequenos negócios orbitam nesse momento do Círio. O Pará é um celeiro de negócios e o Círio, por sua vez, é um celeiro de oportunidades, e a gente está assim para preparar essas pessoas todas para receberem os mais de 60 mil estrangeiros que virão na COP-30. O evento ‘Maria Vem’ também está incentivando a economia criativa, trazendo artistas de fora para conhecerem a nossa terra e levarem um pouco do que é o nosso estado para os seus lugares, levando um pouco da nossa fé, mas principalmente, falando bem para que outras pessoas possam vir em outros momentos e dessa forma alavancar a economia do Pará”.

PLANETA LIZ

Pelo segundo ano, o ator Carlo Porto vem a Belém pelo período do Círio de Nazaré. Ele conta que estará em uma programação nesta sexta-feira, 11, às 19h, no Galpão 3 da Estação das Docas, para trazer ao público infantil um pouco mais da história do Planeta Liz, que tem uma programação no YouTube, com temáticas gerais, entre elas, relacionadas ao meio ambiente. O nome da personagem faz referência à filha do ator com a cantora Liah Soares.

O ator Carlos Porto participa do Projeto MARIA VEM. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Nesta programação, além de Carlo Porto, também participará a atriz Lorena Queiroz, que contracenou com ele na novela “Carinha de Anjo”, em 2017, como a pequena Dulce Maria. “O projeto Planeta Liz nasceu no coração da Liah. Assim que ela engravidou, a segunda metade da gravidez dela e todo o primeiro ano e meio da Maria Liz, a gente ficou quietinho em casa, no contexto da pandemia. Eu lembro que a gente estudava muito tudo que tinha a ver com a gestação e com a chegada desse ser humaninho. A Liah foi se alimentando de tudo isso e nasceu no coração dela esse projeto para crianças. A gente foi percebendo que no mercado tinha espaço para um projeto como esse, que levasse músicas de boa qualidade, um bom conteúdo, com uma boa mensagem para esse público. E aí foi nisso que ela embarcou, começou a escrever as músicas e hoje o Planeta Liz é para todo mundo”, diz o ator Carlo Porto.

NA ORLA

Projeto “Planeta Liz no Círio de Nazaré”

Evento musical dedicado ao Círio de Nazaré e ao público de todas as faixas etárias.

Quando: Sexta, 11, às 19h.

Onde: Galpão 3 da Estação das Docas – Av. Mal. Hermes, S/N – Campina, Belém – PA.

Quanto: gratuito.