NANÃ NANÃ NANÃ NANÃ...

Dona do hit da da Copa do Mundo de Clubes é velha conhecida dos brasileiros

Cantora italiana bombou nas pistas de dança de todo o país nos anos 90, e não só com Freed from Desire, que virou cântico de estádios.

Dona do hit da da Copa do Mundo de Clubes é velha conhecida dos brasileiros Dona do hit da da Copa do Mundo de Clubes é velha conhecida dos brasileiros Dona do hit da da Copa do Mundo de Clubes é velha conhecida dos brasileiros Dona do hit da da Copa do Mundo de Clubes é velha conhecida dos brasileiros
Gala Rizzatto, ou apenas Gala, que em 1997, então com 22 anos, teve quatro singles estourados de seu álbum de estreia
Gala Rizzatto, ou apenas Gala, que em 1997, então com 22 anos, teve quatro singles estourados de seu álbum de estreia

Ouvir o grudento e irresistível refrão nanã nanã nã nanã em 2025 pode provocar dois sentimentos. Um é o de nervoso por saber que se aproxima o início de algum super jogo pela Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que está em andamento e termina no dia 13 de julho, nos Estados Unidos, que sedia o campeonato.

O outro é o de nostalgia, principalmente para quem viveu o boom da Eurodance nos anos 90 no Brasil, quando onze em cada dez DJs emendavam sucesso atrás de sucesso de nomes como Whigfield, Haddaway, La Bouche, Double You, Ace of Base, ATB e tantos outros nas boates.

E dentre elas estava a italiana Gala Rizzatto, ou apenas Gala, que em 1997, então com 22 anos, teve quatro singles estourados de seu álbum de estreia, “Come Into My Life”, sendo o primeiro deles “Freed from Desire” (a música do nanã nanã nã nanã). Belém, na época, vivia fervorosamente a época do que se chamava de house music, e os sucessos da cantora eram obrigatórios em toda e qualquer festa e/ou boate.

A artista hoje tem 49 anos de idade e seus últimos lançamentos são de remixes de hits de sua trajetória musical. Seu último lançamento inédito, o álbum “Tough love” é de 2010.

De novidade ao sucesso mundial

A ascenção do Eurodance começou entre os anos de 1991 e 1992, período esse em que o novo gênero musical começava a se tornar bastante popular nas estações de rádio e em clubes noturnos espalhados pelo país.

Graças a algumas famosas coletâneas de músicas do gênero que eram frequentemente lançadas pela Jovem Pan e pela extinta gravadora Paradoxx music, esta tendo desempenhado um papel importante na introdução e na popularização do gênero no Brasil, o estilo musical virou febre, fazendo parte até de trilha sonora de algumas novelas brasileiras.

O que é Eurodance?

Eurodance (também conhecido como Euro-NRG) é um gênero musical de música eletrônica que se originou no final dos anos 80 na Europa. O gênero é conhecido por ter uma ênfase dançante, com uma batida forte que varia entre 90 a 150 BPM (em um compasso 4/4) e de conter uma vocalista feminina cantando o refrão, enquanto o vocalista masculino fornece apenas vocais de rap ou de apoio.

Estouro do Eurodance no Brasil

O sucesso do gênero foi tanto no Brasil que, em 1995, é criado o “Close-Up Dance Festival”, um festival totalmente voltado para a eurodance que reunia vários artistas do gênero. O evento ocorreu em dois dias, o primeiro no dia 18 no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, e o outro no dia 19, na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Também houve bandas e artistas brasileiros de eurodance, como Sect, Gottsha, Hi-Tech, Dalimas, Anny e Kasino.