Entretenimento

Documentário sobre aparições de Nossa Senhora em Medjugorje chega a Belém

Filme registra mensagens em vários depoimentos de pessoas que declaram ter visto Nossa Senhora na vila da Bósnia e Herzegovina, além de outros movimentos de devoção à Virgem Maria pelo mundo. FOTOS: DIVULGAÇÃO
Filme registra mensagens em vários depoimentos de pessoas que declaram ter visto Nossa Senhora na vila da Bósnia e Herzegovina, além de outros movimentos de devoção à Virgem Maria pelo mundo. FOTOS: DIVULGAÇÃO

Wal Sarges/Diário do Pará

Um convite à conversão feito pela voz maternal de Nossa Senhora, a mãe de Jesus. Essa é a proposta do documentário “O Último Chamado de Maria”, que entra no circuito do cinema nacional nesta quinta-feira, 4, com exibições também nos dias 6, 8 e 9 de maio, em toda a rede Cinépolis, incluindo as salas de Belém.

“O Último Chamado de Maria” foi produzido no Panamá, com direção de Erik Cotrina. Com roteiro e narração do padre Francisco Verar, que é professor de mariologia e estudioso do fenômeno de Medjugorje, a produção aborda a história das supostas aparições e mensagens de Nossa Senhora em Medjugorje, recebidas por seis pessoas da região desde 1981.

Embora atraia milhares de pessoas àquela vila localizada em um município no sul da Bósnia e Herzegovina, o fenômeno das aparições marianas não é reconhecido oficialmente pela Igreja Católica.

De acordo com a revista “Veja”, estima-se que dois milhões de pessoas viajem anualmente à vila de Međjugorje, em busca do conforto espiritual e das graças de Nossa Senhora, que nessas aparições ganhou o título de “Rainha da Paz”, pelo teor de suas mensagens.

O público pode esperar desse filme um grande impacto em relação às mensagens de Nossa Senhora no pequeno vilarejo. É o que explica Angela Morais, diretora executiva da Kolbe Arte, distribuidora do filme no Brasil.

“O padre Francisco Verar, responsável pelo roteiro, é uma das referências nessa temática. Então, será um grande momento de intimidade com a mãe de Deus que chama a humanidade à conversão”, diz ela.

ESPIRITUALIDADE

O longa-metragem é composto por cenas do próprio Santuário Rainha da Paz e de depoimentos dos “videntes”. Na sinopse, um padre está convencido dos acontecimentos sobrenaturais que ocorrem na pequena aldeia há mais de 40 anos. Ele recolhe testemunhos de vários países que explicam os fundamentos daquela mensagem. Segundo os “videntes”, a Mãe de Deus virá ao mundo pela última vez para guiar a humanidade no caminho da salvação.

Angela Morais diz que o documentário pode ser visto por qualquer pessoa que, no mínimo, se sinta curiosa a respeito do fenômeno que atrai milhares de pessoas de todo mundo para aquele lugar.

“Ele é focado para o público católico, mas qualquer pessoa pode ir ao cinema para assisti-lo e ter uma experiência com Nossa Senhora a partir das mensagens dela. Tem a participação de alguns representantes brasileiros que possuem certa relevância para a Igreja Católica, como o médico José Ribamar da Silva, fundador do Secretariado Rainha da Paz, no Rio de Janeiro; a Irmã Kelly Patrícia, do Instituto Hesed; o Padre Antonello Cadeddu, da Aliança de Misericórdia; e o Padre Eugênio La Barbera, fundador da Fraternidade Monástica dos Discípulos de Jesus para a Glória de Deus Pai”, diz a executiva da Kolbe.

Medjugorje tem uma forte influência para os católicos do mundo todo, diz Angela Morais. “As aparições de Medjugorje existem há 40 anos, mas a Igreja Católica é bastante prudente quando se trata de aparições e milagres. Ainda não é reconhecida oficialmente. Porém, o Papa Francisco permite aos devotos que façam suas peregrinações ao local porque admitiu que há uma forte espiritualidade envolvendo o lugar”, ressalta.

AS APARIÇÕES

No dia 24 de junho de 1981, Mirjana Dragicevic e Ivanka Ivankovic relataram ter recebido uma aparição da Virgem Maria na vila de Međjugorje. No dia seguinte, outras quatro crianças (Marija Pavlovic, Jakov Colo, Vicka Ivankovic e Ivan Dragicevic) também relataram ter a mesma aparição. Nos anos seguintes, os seis videntes continuaram sempre a relatar aparições da Virgem Maria diariamente. No Brasil, a fé na Virgem da Bósnia já é compartilhada por cerca de um milhão de fiéis.

ASSISTA

“O Último Chamado de Maria”
Quando: Exibições dias 4, 6, 8 e 9 de maio, com horários a conferir em cada sala.
Onde: Boulevard Shopping ( Av. Visc. de Souza Franco, 776 – Reduto) e Parque Shopping (Av. Augusto Montenegro, 4300 – Parque Verde)
Mais informações: cinepolis.com.br/pre-vendas/