Nildo Lima e Lais Azevedo
Depois da exibição da primeira parte, em 2021, o capítulo número dois do documentário “Andre Matos – o Maestro do Rock” chega a Belém neste sábado, 13, às 17h, no Teatro Waldemar Henrique. Esta segunda parte do filme do diretor Anderson Bellini conta em detalhes a trajetória do cantor, compositor e maestro Andre Matos como nunca apresentada anteriormente, com suas conquistas, sucessos, turnês lotadas em vários países, mas também as crises internas e seus dissabores.
Com foco no período de 1991 até 1999, o filme mostra a trajetória do maestro na banda Angra, desde seu embrião até a última turnê e a separação, além de resgatar materiais inéditos, incluindo a última entrevista do artista em vida. Entre os momentos marcantes resgatados por Bellini está a entrada de Andre na Faculdade de Música Santa Marcelina, onde conheceu os amigos com os quais formaria o Angra.
O episódio terá declarações do próprio Andre, de Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt, que falam sobre o desentendimento entre eles e a consequente saída do vocalista da banda. O baterista Marco Antunes também fala pela primeira vez publicamente sobre o Angra. O episódio vai retratar também aspectos da vida pessoal do cantor, sua mudança para a Alemanha e o projeto de música pop “Virgo” que ele desenvolveu junto com o guitarrista e produtor alemão Sascha Paeth.
“Andre Matos – Maestro do Rock” é dividido em quatro filmes e está sendo produzido desde 2020 de forma independente e capitalizado por meio de crowdfunding com ajuda dos fãs e apoio da família do cantor, que cedeu cerca de 150 fitas gravadas com material inédito. Tudo isso para produzir uma obra que traça a trajetória do maior vocalista brasileiro de Heavy Metal de todos os tempos, desde a infância até sua morte, em junho de 2019, aos 47 anos, após um infarto, em São Paulo.
O evento em Belém vai além da exibição do filme, estando recheado de atrações. Os fãs poderão relembrar grandes sucessos que marcaram a carreira de Andre Matos com a banda Outland, que fará um show tributo com músicas que consagraram o cantor. Entre elas, “Silence and Distance”, composta por ele e lançada pelo Angra, e “Fairy Tale”, lançada pelo Shaman, e que acabou entrando na trilha sonora da novela “O Beijo do Vampiro” (Globo).
Além do mais, o diretor Anderson Bellini estará presente no evento para falar sobre a produção. O espetáculo ainda vai trazer uma exposição com itens raros de Andre Matos e fotos inéditas que pertencem ao acervo pessoal da família. Durante o espetáculo haverá ainda o sorteio de brindes.