Em 2025, a cantora Fafá de Belém celebra 50 anos de carreira. Para marcar a data, a DJ e pesquisadora paraense Canoah lança o set “Fafá 50”, uma seleção de 50 músicas que revisitam a trajetória da cantora que levou a Amazônia para o cenário musical brasileiro. A estreia aconteceu em agosto, na festa Calefação Tropicaos, no Mundo Pensante, em São Paulo, uma das pistas de música brasileira mais tradicionais da capital paulista.
A ideia surgiu durante uma disciplina da Faculdade de Letras da USP que analisa “As formas da canção brasileira” entre as décadas de 1930 e 1980. Entre os artistas estudados, apenas uma voz da Amazônia estava presente: Fafá de Belém. “Ela sempre foi essa potência amazônica. Trouxe uma produção que não chegava ao Sudeste, nem à Rádio Nacional. Fafá colocou a Amazônia no mapa cultural brasileiro”, afirma Canoah.
Para construir o set, a DJ fez uma imersão na discografia da artista, ouvindo todos os discos, dos primeiros álbuns aos lançamentos mais recentes. A seleção inclui hits como “Emoriô”, “Vermelho”, “Nuvem de Lágrimas” e “Abandonada”, além de faixas menos conhecidas. “Toda festa de música brasileira em algum momento toca Fafá, mas ela merece ainda mais reconhecimento. Tem um ‘lado B’ que é incrível e que prova o tamanho dela como artista”, destaca Canoah.
Filha de Abaetetuba, no Pará, Canoah tem uma relação afetiva com a obra de Fafá, marcada por memórias de infância e viagens de barco. “Sempre admirei a Fafá pela conexão com a Amazônia, mas foi surpreendente descobrir outros estilos que ela gravou, como forró, frevo e axé. Ela é muito maior do que eu imaginava”, diz.
O “Fafá 50” tem pouco mais de uma hora de duração, incluindo pot-pourris que reforçam a força e a versatilidade de uma das maiores vozes do país. O trabalho de Canoah propõe um reencontro do público com uma artista que segue sendo referência na música brasileira e na representação da Amazônia.
SERVIÇO
SET FAFÁ 50
Disponível no YouTube em 05.09, a partir das 00h