CINEMA

DIÁRIO DO PARÁ estará no Festival de Cannes

Caderno Você e site Diário do Pará terão a jornalista Lorenna Montenegro como correspondente especial

Lorenna Montenegro é crítica de cinema, produtora, roteirista e professora, além de votante do Globo de Ouro.
Lorenna Montenegro é crítica de cinema, produtora, roteirista e professora, além de votante do Globo de Ouro.

Um dos momentos mais importantes para o cinema mundial, o Festival de Cannes abre sua 78ª edição na próxima terça-feira, 13 de maio. Será um ano especial para a produção nacional no evento, já que o Brasil foi escolhido como o País de Honra da Marché du Film, o maior encontro do mercado de cinema do mundo e a principal plataforma internacional da indústria audiovisual, que ocorre em paralelo à competição. A deferência é comemorativa aos 200 anos de relações diplomáticas entre França e Brasil. Não só – o Brasil tem representante selecionado também na disputa pela Palma de Ouro deste ano, com “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. E o DIÁRIO estará lá, para conferir de perto toda a programação, com a cobertura especial da jornalista, crítica de cinema, roteirista, curadora e professora paraense Lorenna Montenegro.

Diretamente de Cannes, Lorenna vai atualizar informações diárias sobre o festival, a partir do dia 15 de maio, no site diariodopara.com.br, com uma espécie de resumo dos acontecimentos de cada dia. Ela também produzirá matérias especiais para o caderno Você, com suas avaliações críticas sobre os filmes exibidos, especialmente na mostra principal, e ainda entrevistas e análises sobre o cenário audiovisual a partir do evento. O destaque, claro, é para a participação brasileira.

De acordo com as informações do Ministério da Cultura, a delegação oficial do Brasil em Cannes será composta por cerca de 60 agentes do setor audiovisual, com apoio do ministério, incluindo cineastas, produtores e talentos da indústria brasileira, que estarão presentes em vários dos principais programas do Marché du Film.

A participação da comitiva brasileira foi organizada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (por meio do Instituto Guimarães Rosa e da Embaixada do Brasil em Paris) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos). A agenda inclui a correalização da Festa de Abertura do Marché na Plage des Palmes, o festival e o espaço oficial do Marché à beira-mar, com a presença da ministra Margareth Menezes.

A Trajetória de Lorenna Montenegro

Há vários anos radicada em São Paulo, Lorenna cursou Produção Audiovisual na PUC-RS, tem especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual na Estácio de Sá. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Audiovisual (PPGCOM) na UAM (Anhembi Morumbi) e dá aulas de roteiro na Academia Internacional de Cinema-SP, além de coordenar o Festival As Amazonas do Cinema.

Lorenna também Integra o Coletivo Elviras, a Abra- Associação Brasileira de Autores Roteiristas e a Abraccine-Associação Brasileira de Críticos de cinema, além do Forcine- Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. Ela está entre os profissionais do audiovisual brasileiro votantes do Globo de Ouro. Jornalista com trajetória na cobertura cultural, ela diz que cobrir o Festival de Cannes traz uma emoção especial.

“Estou realizando um sonho. Desde a infância amo cinema e sempre sonhei em um dia estar em Hollywood e nos festivais internacionais. Cannes não é o mais antigo ou o mais diverso, mas é o maior de todos, e este ano, o Brasil é o país homenageado no evento de mercado dentro do festival, o Marché du Film, além de marcar presença em várias mostras paralelas e ter Kleber Mendonça Filho pela terceira vez na disputa da Palma de Ouro, com ‘Agente Secreto’. Já estamos fazendo história, agora eu vou me empenhar para fazer uma cobertura digna e completa, colocando o cinema brasileiro em destaque e também trazendo o que de mais relevante houver do cinema mundial”, destaca.

Festival de Cannes 2025

A 78ª EDIÇÃO

A edição 2025 do Festival de Cannes abre em 13 de maio e segue até o dia 24, na Riviera Francesa. atriz francesa Juliette Binoche preside o júri do festival este ano, sucedendo a atriz e diretora Greta Gerwig. O júri será composto ainda pelos atores estadunidentes Halle Berry e Jeremy Strong, o cineasta mexicano Carlos Reygadas, o cineasta indiano Payal Kapadia, o diretor congolês Dieudo Hamadi, a atriz italiana Alba Rohrwacher, a escritora francesa Leila Slimani, e pelo cineasta sul-coreano Hong Sang-soo.

Homenagens e Seleção Oficial

Robert de Niro vai ser homenageado com a Palma de Ouro honorária. A Seleção Oficial é dedicada à memória de Émilie Dequenne, vencedora do Prêmio de Melhor Atriz de 1999 por “Rosetta”, de Jean-Pierre e Luc Dardenne, que ganhou a Palma de Ouro no mesmo ano. Este ano, mais de 20 filmes estão na mostra competitiva. Além do brasileiro Kleber Mendonça Filho, há realizadores como Wes Anderson (O Esquema Fenício), Richard Linklater (New Wave), Jafar Panahi (Foi Apenas um Acidente), Julia Ducournau (Alfa) e Joachim Trier

(Affeksjonsverdi).

Outros seis longas serão exibidos na mostra paralela e dez filmes fazem sua estreia no festival, todos fora de competição. Há ainda as exibições especiais e celebrativas, e a mostra Un Certain Reguard, destinada a novos realizadores, que inclui 20 filmes. Entre eles, a estreia na direção de Scarlett Johansson.