Entretenimento

Dia do Riso terá homenagens a Epaminondas Gustavo

A 2ª edição do Dia do Riso, intitulado “Cláudio Rendeiro: Trajetória, Memórias e Saudade”, começa a partir das 15h, na sede do Museu do Judiciário. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
A 2ª edição do Dia do Riso, intitulado “Cláudio Rendeiro: Trajetória, Memórias e Saudade”, começa a partir das 15h, na sede do Museu do Judiciário. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.

Aline Rodrigues

Hoje, 18, Dia do Riso, o Departamento de Documentação e Informação do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) celebra a data homenageando Cláudio Rendeiro, o eterno Epaminondas Gustavo, que faleceu em 2021 por complicações da covid-19.

A 2ª edição do Dia do Riso, intitulado “Cláudio Rendeiro: Trajetória, Memórias e Saudade”, começa a partir das 15h, na sede do Museu do Judiciário, e vai relembrar o magistrado em sua atuação enquanto juiz e como humorista que tanto alegrou e valorizou a cultura amazônica. A celebração contará com a presença do humorista Geraldo Wellington e de músicos e cantores paraenses, como Salomão Habib, Adilson Alcântara, Allan Roffé e Ly Rabelo.

“É fundamental essa data para gente lembrar sempre desse grande artista que foi o Cláudio Rendeiro, com o seu personagem Epaminondas Gustavo, que deu e dá até hoje muita alegria e felicidade para a nossa população. Sua obra jamais será esquecida, se depender de mim nunca será”, falou o músico e humorista Adilson Alcântara, que foi parceiro de trabalho e amigo de Rendeiro. Ele participa cantando as paródias do amigo e contando alguns “causos” que os dois viveram juntos.

“Posso te afirmar que sempre faremos homenagens a ele. Estou com um projeto de registrar em áudio todas as paródias que ele fez. Ele fez muitas paródias que cantou só no palco, minha intenção é gravar no estúdio e depois divulgar. Ele também tem músicas autorais que precisam ser gravadas”, contou Adilson.

Na homenagem ao humorista também acontecerá a apresentação da bateria da Escola de Samba da Matinha, que este ano terá seu samba enredo em homenagem ao magistrado.

“A Matinha participará com muito orgulho, especialmente no Dia do Riso, desta justa homenagem ao Epaminondas Gustavo, personagem criado pelo saudoso juiz Cláudio Rendeiro, nosso enredo do Carnaval de 2024, com bateria, casal de mestre-sala e porta-bandeira e porta-estandarte”, disse Rodolfo Trindade, presidente

da agremiação.

Segundo Rodolfo, a proposta de enredo chegou à escola em janeiro de 2022, através de uma grande amiga de Cláudio Rendeiro, a juíza Vanilza Malcher, e foi aceita de imediato. “Será uma homenagem justa a esse grande homem, que já nos ajudou muito no Carnaval de 2019, com stand ups realizados, com a renda revertida toda para aquele Carnaval e para compra de alguns instrumentos musicais para a nossa bateria”, contou.

Com o título “Epaminondas Gustavo – Chama o pessoá que o caboclo de Odivela vai passar”, o enredo deve contar os passos mais importantes da trajetória do juíz até se tornar humorista.

A programação inclui ainda a apresentação das juízas Vanilza Malcher, do TRT8, e Marinez Catarina Arraes, do TJPA, que farão uma roda de conversa sobre a trajetória de Cláudio Rendeiro.

OFICIAL

Foi a Lei nº 14/2021, de autoria do deputado estadual Dirceu Ten Caten, que instituiu o Dia Estadual do Riso, denominado Epaminondas Gustavo. Sendo a data, também, uma homenagem ao juiz.