Entretenimento

Devoção a Nossa Senhora das Mercês é tema de palestra

Conferência será realizada dentro da Igreja das Mercês, no bairro da Campina FOTO: IRENE ALMEIDA/ARQUIVO DIÁRIO
Conferência será realizada dentro da Igreja das Mercês, no bairro da Campina FOTO: IRENE ALMEIDA/ARQUIVO DIÁRIO

A conferência “A Teologia e a Devoção à Nossa Senhora das Mercês”, a ser proferida pelo professor doutor Padre João Paulo Dantas, encerra o Ciclo de Conferências da Igreja das Mercês, realizado durante este mês de novembro, no Complexo dos Mercerdários, sempre às sextas-feiras. Neste dia 24, às 19h, na Igreja das Mercês, o Padre João Paulo, reitor da igreja e coordenador da programação,  abordará a devoção à Nossa Senhora das Mercês,24 que vai do século 13 até os dias de hoje. O evento é aberto ao público em geral.

“Vou explicar o que ela [a devoção mariana] significa, falar do título Mercês, de como ao longo dos séculos foi sendo modificada a forma de representar Nossa Senhora, a forma de venerar Nossa Senhora com o título de Nossa Senhora das Mercês, além ainda da espiritualidade, da devoção à Nossa Senhora das Mercês, que foi passando por etapas até chegar aos nossos dias”, adianta o padre João Paulo Dantas.

Ciclo de Conferências resgata Igreja das Mercês como local de cultura

O reitor da Igreja das Mercês diz que quando pensou no ciclo de conferências no espaço, levou em consideração temas de fronteiras entre a fé de diversas ciências. “Nisso, buscamos professores que fossem especialistas em suas áreas de conhecimento”, explicou o sacerdote, ao falar da conferência do historiador Fernando Arthur Neves sobre a presença do prédios dos Mercedários como cenário para conflitos da Cabanagem. Também fizeram parte do Ciclo de Conferências a professora doutora Amarílis Tupiassu, que é referência no Brasil sobre o padre Antônio Vieira, e a professora doutora Paula Rodrigues, falando sobre o Cemitério da Soledade.

Na abertura da programação, o reitor, que é professor de História da Teologia, explicou que o Ciclo surgiu do pensamento de resgatar a vocação do espaço das Mercês como agregador de conhecimento, tais quais os mosteiros ou conventos. “Tive o desejo de propor um ciclo de conferências para retomar a vocação desta Igreja como lugar onde se reza e adora a Jesus Cristo, além de cultivar a devoção à Nossa Senhora, mas também um ambiente da cultura”.