Belém está na moda, e não é do nada! Já há algum tempo a capital paraense tem se consolidado como rota de grandes festivais. Uma tendência ampliada com a confirmação da Conferência das Partes das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro deste ano. São apresentações de artistas locais, nacionais e internacionais para todos os gostos.
A indústria dos festivais movimenta a economia local não apenas do setor de eventos, mas também de turismo, já que muitos visitantes vêm de fora participar das programações e, claro, conhecer o que a Cidade das Mangueiras tem de melhor. Seja você de fora ou ‘papa-chibé’, a gente te ajuda a conhecer todas as informações disponíveis sobre cada um deles e se programar para dias de música e diversão! Confira a seguir os principais eventos do gênero já confirmados para os próximos meses:
AMAZON MUSIC FESTIVAL
O Amazon Music Festival ganha uma quarta edição no próximo dia 24 de maio, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, com atrações de peso: Poze do Rodo, Oruam, Tribo da Periferia, Orochi e Cabelinho. Os artistas prometem fazer uma mistura de gêneros com funk, trap, rap, hip-hop, R&B, dril e pagode. Os ingressos estão à venda no site https://www.ingressosa.com/amazon e custam a partir de R$ 100.
PARARRAIÁ
O festival junino terá sua segunda edição este ano, entre os dias 12 e 15 de junho, com diversas atrações nacionais e locais. O evento é realizado no estacionamento do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, com entrada gratuita e conta com 17 atrações distribuídas nos quatro dias, sempre a partir das 18h:
– 12 de junho: Gusttavo Lima, Manu Bahtidão, Eric Land, Carabao e Os Caras do Arrocha
– 13 de junho: Chitãozinho e Xororó, Xand Avião, Felipe Amorim e Viviane Batidão
– 14 de junho: Wesley Safadão, Léo Foguete, Jonas Esticado e Lendário Rubi
– 15 de junho: Nattan, Pablo, Mari Fernandez e Joelma
O Pararraiá tem como tema “O Grande São João do Pará” e será realizado pelo Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O evento terá ainda espaço temático, apresentações de quadrilhas juninas paraenses, comidas típicas, feira de empreendedorismo e atrações para toda a família.
ERROR BELÉM
O Errorr Belém 2025 promete trazer uma experiência única para os amantes de música eletrônica. O evento é apresentado pela Ruback, conhecida por promover festas de música eletrônica de alta qualidade, e será realizado no Náutico Marine Club.
“A proposta é entregar uma noite diferente, inovadora e repleta de energia para o público que busca grandes experiências na cena noturna de Belém”, diz a organização. O evento está programado para o dia 28 de junho, com estrutura de som, iluminação e efeitos visuais característicos das produções da Errorr Label.
Ruback, apresentador do evento, é uma das atrações confirmadas do line up que conta com Bhaskar, Departamento, Riascode, Vegas, + B2B Surpresa. No site oficial, errorrlabel.com/belem, há pré-venda dos ingressos.
AMAZÔNIA PARA SEMPRE
Mais um evento na esteira da COP 30, o Amazônia Para Sempre é um festival com a grife Rock in Rio e The Town e será realizado em Belém. A apresentação principal é a de Mariah Carey e acontecerá em um emblemático palco flutuante, em formato de vitória-régia, com cenografia e iluminação criadas para promover um encontro mágico entre a música e a natureza.
Não haverá público. O show será realizado nas águas da Ilha do Combu, com transmissão global. Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara abrem o evento marcado para o dia 17 de setembro, com transmissão do Multishow e da Globo.
Belém receberá também um espetáculo gratuito com artistas regionais e nacionais. A primeira atração confirmada é Ivete Sangalo, em uma apresentação gratuita no Mangueirão, marcada para o dia 20 de setembro. A expectativa é que 50 mil pessoas acompanhem o espetáculo que faz parte de um projeto que une música e conscientização ambiental, destacando a importância da preservação da floresta amazônica e de seus povos. Outra atrações também serão anunciadas.
GLOBAL CITIZEN
De acordo com o site do festival internacional, o Global Citizen Amazônia vai celebrar compromissos importantes da COP, destacar lideranças indígenas e amplificar campanhas por ação climática.
Não haverá venda de ingressos, eles serão distribuídos de forma gratuita, por meio de sorteio, desde que o interessado faça um cadastro no site https://www.globalcitizen.org/pt/festival/amazonia/#earntix e cumpra algumas missões para coibir as mudanças climáticas, a pobreza e a desigualdade.
O evento será realizado no dia 1º de novembro, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, e terá como atrações Anitta, Seu Jorge, Gaby Amarantos e Chris Martin, vocalista do Coldplay. Haverá ainda a participação do Cacique Raoni Metuktireo.
Criado em 2015 pela organização internacional Global Citzen, é a primeira vez que o festival será realizado na América Latina e tem como objetivo arrecadar US$ 1 bilhão para “proteger, restaurar e revitalizar a floresta amazônica, buscar compromissos para uma transição energética justa em todo o mundo e apoiar as comunidades que estão na linha de frente dos impactos climáticos”, cita os organizadores.
PSICA
A edição 2025 do Psica, um festival já consagrado realizado anualmente, em Belém, terá shows de Mano Brown, Marina Sena, BK – que convida Evinha – e Wanderley Andrade. Os artistas são apenas as primeiras atrações anunciadas, de um line up que mostra a diversidade de sotaques e ritmos do Brasil no maior festival de música do Norte.
O Psica terá ainda Célia Sampaio, a grande dama do reggae maranhense; o indie rock do Terno Rei (SP); o suingue da revelação Melly (BA), indicada ao Grammy Latino; além do encontro de Patrícia Bastos (AP), Ronaldo Silva e Trio Manari (PA) em um espetáculo que celebra ritmos da Amazônia.
O som do Norte marca presença também com o tecnobrega alucinado da banda Voo Livre; o carimbó urbano do Batucada Misteriosa & Toró Açú (PA); e o rock alternativo da D’água Negra (AM), destaque do Aposta Psica 2024.
O festival que reuniu no ano passado mais de 100 mil pessoas, será realizado nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, na Cidade Velha e no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. O tema deste ano é “O retorno da Dourada” e o Passaporte Psica já está à venda no site https://www.ingresse.com/festival-psica-2025/.
(Com informações dos organizadores)