Estão abertas as inscrições para o Dança Carajás Festival 2025. O evento será realizado entre os dias 17 e 23 de novembro em Parauapebas, no Pará. Bailarinos e Companhias de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 30 de setembro, pelo site www.dancacarajas.com.br. As inscrições são totalmente gratuitas.
O Festival, realizado pela JA Produções Artísticas, é um dos mais importantes da região e vai premiar os melhores grupos e bailarinos com troféus, medalhas, dinheiro e bolsas de estudos internacionais para Argentina, França e Estados Unidos (As datas e locais exatos serão informados aos vencedores conforme a programação dos parceiros dos intercâmbios).
O evento tem apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A organização do festival reservou 15% das vagas para grupos de Parauapebas, cidade-sede do evento.
“Para se inscrever, é obrigatória que os grupos/bailarinos/dançarinos interessados criem coreografias que serão gravadas e disponibilizadas para a organização do evento. Os vídeos passarão por uma banca avaliadora que vai decidir se o trabalho está apto para participar do festival. Todos as regras estão bem explicadas no regulamento que está disponível no mesmo site da inscrição e também em nossas redes sociais (@dancacarajas). É importante se atentar aos detalhes”, explicou o diretor geral do festival, Jarbas Alves.
O Dança Carajás Festival 2025 será realizado em quatro formatos integrados:
- Mostra Competitiva de Dança – apresentações de grupos, companhias e escolas
em diferentes categorias e estilos, com premiação em Gala oficial. - Oficinas e Workshops – atividades formativas gratuitas em diversas modalidades, abertas a bailarinos e professores.
- Seminário Temático – palestras, comunicações científicas e publicação de e-book
acessível. - Campanhas Voluntárias Integradas – ações de sustentabilidade, inclusão e responsabilidade social, como EcoPassos, Nutrindo Corações, Passos para a Diversidade, Movimento e Carreira e Mercado em Movimento.
Workshops- Serão ofertadas nove oficinas presenciais, com vagas limitadas, abrangendo
as seguintes modalidades: Balé Clássico (nível iniciante e avançado), Jazz Dance (nível iniciante e avançado), Dança Contemporânea ( nível iniciante e avançado), Dança Inclusiva (PcD), Danças Urbanas e Danças Folclóricas.
Todas as atividades do Festival serão realizadas no Centro Cultural de Parauapebas, localizado na Rua 1 (Quadra Especial), S/N, bairro Alvorá. As oficinas e Workshops serão ministradas entre os dias 17 e 19/11. Já a mostra competitiva será entre os dias 20 e 23. Ao se inscrever no Dança Carajás, o bailarino terá acesso aos Workshops de forma gratuita.
Incentivo e Intercâmbio Cultural
“A nossa ideia é estimular o intercâmbio de talentos da dança no Brasil e no exterior, com ênfase especial na região amazônica. O festival reafirma um compromisso com a inclusão social, a
democratização da cultura e a diversidade cultural, promovendo a valorização da dança como
linguagem artística. Nós queremos impulsionar a troca de experiências entre companhias profissionais, grupos e escolas, promovendo a interação entre bailarinos, professores e coreógrafos em diversas linguagens e estilos da dança. Durante o festival também haverá feira de economia criativa para impulsionar a economia da cidade e gerar renda para os nossos artesãos”, disse Jarbas.
Campanhas Sociais e Ambientais
Campanhas – O Dança Carajás também entende a importância da arte e da dança como instrumentos de transformação social, por isso, nesta edição, os inscritos também poderão participar de campanhas como a “EcoPassos”, que vai incentivar o plantio de mudas em Parauapebas, ajudando no reflorestamento da cidade e na redução dos gases de efeito estufa.
Outra campanha de grande impacto é a “Nutrindo Corações”, onde os bailarinos podem doar latas de leite em pó, que serão destinadas para mães que fazem tratamento contra o HIV e não podem amamentar seus filhos.
“Para incentivar ainda mais essa doação, nós vamos criar um game onde os participantes poderão somar pontos e ganhar brindes exclusivos do festival. Entre a dinâmica da somatória de pontos, está a doação das latas de leite”, pontuou Jarbas Alves.
Histórico e Impacto do Festival
A primeira edição do festival foi realizada em 2023.
Na ocasião, 386 bailarinos de todo o Pará e do Piauí participaram do evento. Durante a primeira edição, também foram doadas 609 latas de leite em pó para o Centro de Testagens Anônimas de Parauapebas (CTA).
O Festival também premiou cinco bailarinos com um intercâmbio para três cidades da Argentina (Buenos Aires, Bariloche e Lago Puelo). Os bailarinos viajaram com tudo pago (passagem, hospedagem e alimentação) e tiveram 10 dias de experiência dentro da cultura Argentina, com aulas de ballet, tango e Danças Folclóricas. Todo intercâmbio foi documentado e transformado no documentário “Dançado Além das Fronteiras”, disponível no canal do Dança Carajás no YouTube.
Período de inscrições: 16 a 30 de setembro de 2025;
Como se inscrever? Gratuitamente pelo site www.dancacarajas.com.br
Quando o festival será realizado? De 17 a 23 de novembro, em Parauapebas/PA