Estão abertas as inscrições para a oficina “As Grandes Figuras”, que propõe a construção de bonecos a partir de elementos da natureza. É possível se inscrever gratuitamente até o próximo dia 30 por meio do link: Oficina “As Grandes Figuras”.
As aulas ocorrerão de 30 de setembro a 4 de outubro, das 14h às 18h, no Núcleo de Oficinas Curro Velho, no bairro do Telégrafo, em Belém. Podem participar jovens e adultos. Não é necessário comprovar experiência artística.
A atividade oferece certificado para participantes que cumprirem até 80% da carga horária. A oficina será conduzida pelo artista Agnaldo Pinho. Ele explica que durante o curso, os participantes vão aprender a construir bonecos a partir de uma estrutura de bambu presa a um colete. Serão trabalhados corpo, cabeça e membros dos personagens utilizando os materiais mencionados. Para finalizar, pinturas e tecidos coloridos ajudarão a compor as figuras criadas.
Tendo jovens e adultos interessados em produção artística como público alvo, a oficina incentiva o uso de materiais recicláveis que fazem parte do cotidiano dos participantes. Itens como cestos, esteiras, fibras, palhas, bacias, latas grandes, toalhas, lençois e outros tipos de tecido serão utilizados para dar forma, volume e personalidade aos personagens.
“A expectativa é que, a partir dessa experiência, os alunos que estiverem envolvidos no processo possam desenvolver e perceber a possibilidade de improvisar para se construir personagens, a atividade sai do método convencional e parte para um processo mais espontâneo, partindo do que a gente tem à mão. O importante é se expressar”, destaca Agnaldo Pinho, instrutor da oficina.
Mostra – “As Grandes Figuras” faz parte do processo de montagem para a Mostra Atrás do Pano, que ocorre a partir desta sexta-feira, 27, até o dia 5 de outubro, no Curro Velho.
A Mostra inclui também apresentação gratuita de dois espetáculos “Quase Árvore” e “Por Parte de Pai”. “Quase Árvore” fica em cartaz em três sessões, sempre às 17h, de 27 a 29 de setembro, no Curro Velho. Livremente inspirada nos poemas de Manoel de Barros, a peça trata do tema da natureza de forma poética e sensível, mostrando o encontro entre gerações, a passagem da infância para a adolescência e o gosto pela poesia.
Durante a caminhada, o velho poeta Carvalho acompanha o menino Carocinho em sua busca pelo pai (que é árvore) e pela mãe (que é passarinho). Voltado para todas as idades, em especial para o público da primeira infância (crianças de 0 a 06 anos e pais), o espetáculo trata do tema da natureza de forma poética, lúdica e sensível, mostrando o encontro entre gerações, os caminhos da infância e o gosto pela poesia.
O espetáculo “Por Parte de Pai” terá sessões nos dias 3 e 4 de outubro, às 19h, no Curro Velho. Adaptação da obra homônima do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, a peça é uma celebração às memórias afetivas, à infância. O espetáculo apresenta ao público a alma sensível e reveladora da criança, porém sob um novo prisma: a própria criança. Na história, Antônio é um menino que experimenta a vida na casa dos avós paternos, onde vive parte de sua infância como quem lê um livro de memórias. Cheiros, sensações, sonhos, medos e dúvidas constantes permeiam o seu cotidiano. E o que se descortina à sua frente são questões filosóficas acerca do tempo, da existência, da vida e da morte.
Dia 5, a programação se encerra com um grande cortejo da Comunidade Vila da Barca.
Serviço
Inscrições para oficina “Grandes Figuras: 27 a 30 de setembro
Link do Formulário: Oficina “As Grandes Figuras”.
Realização da oficina
Datas: 30 de setembro a 4 de outubro
Local: Núcleo de Oficinas Curro Velho
Endereço: R. Prof. Nelson Ribeiro, 287 – Telégrafo, Belém
Horário: 14h às 18h