Da Redação
Encerram hoje, 19, as inscrições para o segundo módulo de oficinas promovidas pela Fundação Cultural do Pará em suas unidades do Curro Velho e Casa da Linguagem, em Belém. São cursos em diversas áreas, que abrangem desde a linguagem visual até musical, passando por artes cênicas, fotografia, animação, arte digital e produção. As aulas serão realizadas a partir de segunda-feira, 22, e seguem até o dia 13 de maio, com cursos nos horários da manhã e da tarde. As inscrições devem ser feitas presencialmente em cada uma das unidades.
Ao todo, são 50 oficinas oferecidas, totalizando mais de 700 vagas, nos dois espaços, voltadas a diferentes faixas etárias, mas a maioria delas para pessoas a partir de 12 anos de idade.
Há oficinas de artes visuais, como de desenho de paisagem urbana, desenho a nanquim e pintura em técnica mista. Também artes com papel, como as oficinas de autorretratos com papel recortado e de cestaria com papel, de produção de miniaturas de boi bumbá em papietagem, e confecção de livros artesanais.
Na área musical, são oferecidas turmas de violão, canto, bateria e percussão, incluindo uma turma de percussão para crianças a partir de sete anos. E nas artes cênicas, há iniciação ao teatro, danças urbanas, dança em cadeira de rodas e dança inclusiva.
Há ainda diversas oficinas de linguagem verbal, concentradas na Casa da Linguagem, com cursos de Libras, de redação e interpretação de texto, oficinas de artesanato e também nas áreas de fotografia, audiovisual e arte digital, como a oficina de dublagem para animação e edição de vozes.
Algumas oficinas possuem pré-requisitos, como ter participado de uma oficina de iniciação em linguagem visual ou prática de ofício.
As inscrições são gratuitas para alunos de escola pública (fundamental e médio) e infocentros, mediante comprovante de matrícula ou carteirinha da escola. Crianças menores de 12 anos, pessoas com deficiência (PCDs) e idosos a partir de 60 anos também são isentos. Para os outros participantes, como universitários, alunos de escolas particulares e demais interessados, a taxa é de R$ 20, a ser paga no ato da inscrição.
A frequência mínima exigida para obtenção do certificado de conclusão é de 80%.
*Com informações de Agência Pará e Fundação Cultural do Pará