Entretenimento

Cultura popular ganha estímulo de R$ 800 mil

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Texto: Aline Rodrigues

Estão abertas até o próximo dia 5 de novembro as inscrições para o Edital Apoia, do Instituto Cultural Vale, voltado à cultura popular do Maranhão e do Pará, através da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. Serão R$ 800 mil, divididos igualmente entre os dois estados, para financiar até 80 projetos culturais.

Segundo Randy Rodrigues, diretor da Casa da Cultura de Canaã, essas iniciativas de incentivo às manifestações culturais populares “acabam por promover a cidadania, inclusão e o nosso patrimônio cultural, memória e identidade do nosso território dentro do contexto amazônico”.

Os projetos inscritos precisam fazer referência a manifestações da cultura popular. O objetivo é contribuir para a produção cultural, movimentar a economia criativa e ampliar os espaços para o pensar e o fazer dos mestres e mestras, fazedores de cultura, grupos e artistas que lançam o seu olhar sobre a cultura popular.

“Podem se inscrever as mais diversas linguagens artísticas, os mestres e mestras da nossa cultura popular com suas trajetórias, grupos e artistas que possuem projetos associados à cultura popular”, reforça Randy.

O processo de seleção será feito por um comitê técnico composto por profissionais especialistas do Instituto Cultural Vale e por consultores externos locais e nacionais. As inscrições poderão ser feitas pela internet.

O resultado do edital sai no dia 15 de novembro. Como trata-se de um reconhecimento da contribuição dos contemplados para o patrimônio cultural do estado, os projetos não são obrigados a realizar qualquer ação.

“Os prêmios visam apoiar a produção cultural do estado diante de um cenário que necessita de ações de promoção e fomento à cultura popular”, explica Randy.

Para efetuar a inscrição, basta preencher o formulário com algumas perguntas, como dados pessoais, um resumo da trajetória do artista ou grupo e sua proposta, dependendo da linguagem artística, além de algumas imagens.