Entretenimento

Críticos discutem o papel do espectador no audiovisual na Amazônia

Marco Antonio Moreira, que é presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e idealizador do evento.
Marco Antonio Moreira, que é presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e idealizador do evento.

Fernando Assunção

Especial para o Você

Com o objetivo de gerar debates e estimular reflexões sobre o olhar do espectador e a sua relevância histórica no Pará, a Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) realiza o 1º Seminário de Crítica Cinematográfica na Amazônia Paraense. A programação ocorre entre os dias 17 e 19 de outubro, na Casa das Artes, em Belém. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até este domingo, 15, pela internet (no link https://forms.gle/ eb3cvPZpDh6TBosBA).

Na programação, serão propostas reflexões sobre interpretações de temáticas e narrativas que influenciam análises fílmicas de caráter regional e global. A abertura do evento terá a apresentação musical de Paulo José Campos de Melo, junto com a exibição do curta-metragem “O Imigrante” (1917), dirigido por Charles Chaplin. O músico tocará ao vivo uma interpretação musical do filme enquanto ele é projetado.

GERAÇÕES

O seminário promove um encontro entre o passado, o presente e o futuro do “fazer” e do “pensar” audiovisual. Críticos de longo histórico, como Pedro Veriano, Luzia Álvares e Marco Antonio Moreira, se juntam a um grupo de cineastas e professores como Jorane Castro, Fernando Segtowick, Ana Cláudia Mello e Celso Luiz Prudente, para abordar temas como cinema negro, feminista e indígena, processos de análise de filmes e formas de incentivo à cinefilia, entre outros.

“A crítica de cinema tem uma importância histórica no entendimento e na valorização de movimentos estéticos do Cinema, como aconteceu com o neorrealismo italiano, nos anos 1940, com a nouvelle vague nos anos 1950, o cinema novo no Brasil, nos anos 1960, entre outros movimentos”, explica Marco Antonio Moreira, que é presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e idealizador do evento.

“O seminário vai propor uma série de reflexões através de mesas redondas e debates envolvendo críticos de cinema de Belém com grande trajetória local, além de convidados, cineastas e professores, que irão trocar suas visões e pensamentos com o público. O objetivo, de modo geral, é gerar reflexões não apenas sobre a crítica cinematográfica, mas também sobre o Cinema em si”, pontua Marco.

FOMENTO

A Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) foi fundada em 1962 e tem destacado histórico na crítica cinematográfica. São décadas de colaborações constantes em veículos de comunicação da região, além da promoção de várias ações culturais cinematográficas – como cursos de cinema, festivais, mostras de filmes e sessões cineclubistas.

Trata-se de uma das mais antigas e atuantes associações de críticos do Brasil e conta com a participação de críticos renomados.

Com o seminário, o objetivo da ACCPA é ampliar o fomento do audiovisual no Estado do Pará. A programação estimula o interesse ao conhecimento histórico da crítica de cinema a partir de informações sobre sua significativa atuação com relação ao entendimento das (r)evoluções temáticas e estéticas proporcionadas por diversos cineastas e as descobertas sobre uma frente política na cinematografia. O propósito é ainda celebrar a rica história da crítica de cinema e sua influência nas transformações temáticas e estéticas promovidas por diversos cineastas.