Neste sábado, 18 de fevereiro, a partir das 15 horas, começa a terceira edição do Circuito Mangueirosa 2023 no Complexo Ver-o-Rio. Com uma programação gratuita a ser realizada nos dias 18, 19, 20, 21 e 25 de fevereiro de 2023, o Circuito Mangueirosa de Carnaval de Rua de Belém espera receber 100 mil pessoas nos cinco dias de programação que se divide entre shows no palco, no cortejo que sai do Ver-o-Rio e segue até a praça Waldemar Henrique e a festa fechada, única programação paga do projeto.
O bloco Lambateria abre a programação do Circuito recheando o sábado de música latino-amazônica dançante. A programação no Ver-o-Rio começa às 15 horas com a discotecagem do DJ Zek Picoteiro, direto de Santarém, que se apresenta acompanhado dos dançarinos do grupo Os Potentes do Brega.
Na sequência, às 17 horas, é a vez do guitarrista Félix Robatto se apresentar em um show repleto de convidados especiais: Bella, Júlia Passos, Lucas Castanha e Pinduca participam da apresentação. Quem encerra a programação do palco do Ver-o-Rio é o DJ Zek Picoteiro que volta pra fazer o “Rock Doido do Zek”.
De 20h às 22 horas, é a vez do cortejo do Circuito, que sai do Ver-o-Rio e segue até a Praça Waldemar Henrique. No sábado, quem anima a galera no trio é o Lambadeiros do Trovão, grupo de percussão criado no final de 2019 pelo músico e produtor musical Félix Robatto, que toca gêneros musicais amazônicos com formato de bloco de rua. Além dos percussionistas, o grupo também traz a dança na comissão de frente. O grupo traz nos vocais os artistas Bruno Benitez, Danniel Lima, Lucyan Costa, Nanda Miranda, Gabi Amaral e Paulo Kamello.
Encerrando a noite, tem a banda Mega Pop Show e os DJs Estamyna e Maderito no já tradicional after, programação em local fechado que este ano na Sunrise Lounge Bar com cobrança de ingressos a preços populares. Os ingressos já estão à venda pelo site https://www.ingresse.com/mangueirosa2023.
Cada data do Circuito é composta por um bloco de carnaval. No dia 18 de fevereiro, quem irá comandar a folia é o Bloco Lambateria. Já no dia 19, domingo, quem assume é o Bloco Toma Tua Pisa, que faz sua estreia no Circuito. No dia 20, é a vez do Bloco Lucha Libre; na Terça-feira Gorda, dia 21, o tradicional Bloco Filhos de Glande. A novidade deste ano é o Bloco ‘Tchau, Tchau, Amor’, que vai desfilar no sábado seguinte, 25 de fevereiro, com uma programação de ressaca do Carnaval.
SUSTENTABILIDADE – Durante os dias do Circuito Mangueirosa, de 18 a 21 de fevereiro, e também, no dia 25, a Equatorial Pará, que é a patrocinadora do evento, estará com uma ação de sustentabilidade do projeto E+ Reciclagem, no Ver-o-Rio. Os brincantes poderão trocar, gratuitamente, cinco copos plásticos de cerveja por um copo eco, com design exclusivo da distribuidora de energia. Além desta, outras iniciativas sustentáveis serão realizadas pelo Circuito ao longo da programação.
No local, haverá um posto de atendimento da Equatorial Pará que receberá os copos plásticos. Após a finalização do evento, os materiais arrecadados serão enviados para uma empresa de reciclagem parceira da distribuidora de energia. Vale destacar que o limite é de um copo por CPF e, diariamente, serão disponibilizadas 200 unidades.
De acordo com Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, ao término do evento, o projeto E+ Reciclagem vai gerar um bônus de desconto para a fatura de uma instituição social, a partir da quantidade de copos plásticos arrecadados.
“Essa ação do E+ Reciclagem já é conhecida pelo cliente da Equatorial, que pode se dirigir a um posto de coleta, entregar os resíduos e garantir desconto na sua própria fatura ou pode direcionar a uma instituição. Agora, adaptamos o serviço ao Circuito Mangueirosa, para que possamos arrecadar exclusivamente os copos plásticos. Teremos um Carnaval sustentável e, também, preocupado com o social”, comenta.
Outras iniciativas – O Circuito Mangueirosa também terá ações de sustentabilidade de outros parceiros. Por exemplo, a Aral (Associação dos Recicladores das Águas Lindas) vai recolher as latas de alumínio e encaminhar à reciclagem. Além disso, o grupo Composta Belém recolherá o lixo durante a programação, para garantir o controle dos resíduos e também instalará diversas bituqueiras de cigarro pelo Ver-o Rio. Tanto a Aral quanto a Composta Belém farão o relatório de sustentabilidade do evento, com o aval de um engenheiro ambiental.
Ao final de cada dia de festa, a Prefeitura de Belém, por meio da Sesan (Secretaria de Saneamento), fará a limpeza geral de todo o trajeto do cortejo para deixar o espaço limpo para que todos possam aproveitar o festejo da melhor forma possível no dia seguinte.
SERVIÇO
O quê: Circuito Mangueirosa de Carnaval 2023
Quando: 18, 19, 20, 21 e 25 de fevereiro de 2023
Onde: Complexo Ver-o-Rio / Sunrise Lounge Bar (https://www.ingresse.com/mangueirosa2023)