Entretenimento

Concerto de Natal une Salomão Habib e convidados

A partir das 19h30, o violonista paraense Salomão Habib interpreta músicas consagradas do repertório mundial para violão solo
A partir das 19h30, o violonista paraense Salomão Habib interpreta músicas consagradas do repertório mundial para violão solo

Já em total espírito natalino, a Igreja Messiânica de Belém realiza o seu tradicional Concerto de Natal nesta segunda-feira. A partir das 19h30, o violonista paraense Salomão Habib interpreta músicas consagradas do repertório mundial para violão solo, com destaque para músicas amazônicas autorais que evocam o clima da época. O concerto é realizado há mais de 20 anos, e neste ano também contará com as participações dos violonistas Bernardo Barros, Tomas Mariath Vaz, Luis Falcoski, Rodrigo Favacho, Mayco Danin e Pedro Rocha, todos eles alunos de Habib.

A noite musical é uma forma de celebrar a fraternidade entre as pessoas. O repertório inclui peças de Bach, Llobet, Leo Brouwer, uma célebre canção do violonista austríaco Franz Gruber, autor de “Noite Feliz”, além de peças autorais de Salomão Habib.

Músico, compositor, professor e pesquisador, Salomão Habib é autor de 450 peças musicais e tem 46 discos lançados, alguns deles no exterior, onde também tem se apresentado, ao longo da carreira, em diversos países. O músico já tocou para os públicos da Argentina, Portugal, Cuba, Venezuela, Bélgica, Suíça, Itália e Alemanha, país onde fez seis turnês, passando por mais de 15 cidades.

Este ano, foi premiado nacionalmente com o Prêmio Profissionais da Música, e condecorado com a Comenda do Mérito Educacional pela Assembleia Legislativa do Pará. Por seu destaque na área cultural, também recebeu da Câmara Municipal de Belém a Medalha Verequete. Desde o ano passado, Habib também é imortal da Academia Paraense de Letras, pelo conjunto de obras musicais.

Com formação em violão clássico e teoria musical no Conservatório Carlos Gomes e no Pro Arte, Rio de Janeiro, Habib aperfeiçoou sua técnica em Cuba. Junto à sua carreira de instrumentista, também tem um importante trabalho como professor, com passagem pelo curso de bacharelado em música da Universidade Estadual do Pará, além de seu projeto pessoal “Cantarolar”, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém e reconhecido pelo Unicef, voltado à educação infantil a partir da música. Com o projeto, já alcançou quase 15 mil crianças.

Enquanto pesquisador, tem contribuído para trazer à luz a obra e a importância do compositor paraense Tó Teixeira.