Uma menina é levada para a terra mágica de Oz, quando um ciclone passa pela fazenda de seus tios no Kansas e viaja em direção à Cidade das Esmeraldas para encontrar Oz, o Poderoso Mágico. No caminho, ela encontra um Espantalho desengonçado que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão covarde que quer coragem. Essa é a célebre narrativa do filme de 1939 “O Mágico de Oz”, que ganhou uma nova leitura em “Oz, Mágico e Poderoso” (2013).
Agora, a Companhia Caixa de Teatro traz um pouco de cada uma dessas versões cinematográficas para o espetáculo “O Poderoso Oz”, que estreia hoje, com sessões no sábado, 27 (incluindo sessão extra às 18h), e domingo, 28, sempre às 19h, no Teatro Waldemar Henrique, em Belém.
Alceu Valença volta a Belém com show que resgata sucessos
Belém: shows gratuitos de Gal, Hooker, Fruto Sensual e mais
Os grandes personagens da história, como o Mágico, a Bonequinha de Porcelana e as poderosas bruxas de Oz, além de vários seres encantados, estão na cena, em numa aventura cheia de mistérios e magia.
A atriz Jade Brás tem 12 anos e é quem dá vida à Dorothy. Ela conta que se encantou com a sua personagem: “O sorriso dela foi o que mais me chamou a atenção. Para mim foi maravilhoso fazer o teste para representar e passar, porque me identifiquei muito com a Dorothy”, diz.
COMPOSIÇÃO
Para sua preparação, Jade diz que observou a personalidade da menina em incontáveis exibições do filme. “Assisti bastante ao filme para conhecer mais das características dela. Agora, estou muito ansiosa para subir ao palco, mas continuo estudando bastante o texto e revendo o filme”, conta ela.
Com mais de 20 anos dedicados ao teatro, atuando como professor de artes Leonardo Fonseca, 44, é o Mágico. O ator conta que se identificou com o papel, sobretudo pelo seu lado sedutor, mas se sentiu bem desafiado a encontrar o corpo desse personagem. “O mistério dele me encantou. O olhar dele, e dentro do mistério, ele é meio sensual. Ele se envolve com duas bruxas, então tem esse lado. Ele é um charlatão, é uma mentira, mas é inteligente por saber mentir. Por outro lado, ele pensa que engana os outros, mas a bruxa que é apaixonada por ele sabe que ele é um charlatão”, descreve Leonardo, que se inspirou na interpretação do ator James Franco no filme de 2013.
“A minha preparação começou nas audições. Tinha que fazer algumas apresentações e ao observar os personagens e suas personalidades, vi que me identificava com o Mágico. Fiz laboratório, aprendi o jeito dele de pegar na cartola, de se abaixar, então me apaixonei por esse personagem. O porte dele, com uma postura, o peito estufado, fez eu perceber que também tenho essa postura, até por conta de uma hérnia (risos). Além disso, eu gosto de chamar a atenção, sou o Mágico, tirando o resto dele, de traços negativos, vejo que até o gesto de levantar a sobrancelha, faço igual. Está sendo uma experiência muito boa porque apesar disso é difícil chegar a esse corpo”, destaca o ator.