SAIBA COMO SE INSCREVER

Com R$ 570 mil em prêmios, Arraial de Todos os Santos encerra inscrições hoje

As inscrições para o XXI Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas 2025 podem ser feitas até hoje,12, por meio de formulário eletrônico.

As inscrições para o XXI Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas 2025 podem ser feitas até hoje,12, por meio de formulário eletrônico
As inscrições para o XXI Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas 2025 podem ser feitas até hoje,12, por meio de formulário eletrônico Foto: Ascom/Belémtur

Belém e Pará - As inscrições para o XXI Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas 2025 podem ser feitas até hoje,12, por meio de formulário eletrônico disponível no site oficial do Arraial de Todos os Santos 2025 (ellosecm.com.br/fcp-pa). Realizada pelo Governo do Pará, a premiação deste ano vai totalizar R$ 570 mil em prêmios, dinheiro que será distribuído entre quadrilhas juninas, misses, marcadores, estilistas e coreógrafos, nas categorias adultas e mirins, que obtiverem as maiores pontuações. Todas as quadrilhas inscritas receberão certificado de participação no evento.

O concurso vai considerar as seguintes faixas etárias para participação: quadrilhas juninas e misses mirins com idade mínima de cinco anos completos e idade máxima 14 anos completos, até a data da inscrição. Já as quadrilhas juninas e misses adultas com idade mínima de 13 anos completos, também até a data da inscrição. Para as misses caipiras da diversidade a idade mínima é de 18 anos completos, até a data da apresentação.

O sorteio que definirá a ordem das apresentações das quadrilhas e misses juninas será realizado de forma híbrida, no próximo dia 23 (sexta), às 10h, na sede da Fundação Cultural do Pará, em Belém. Cada quadrilha poderá enviar um representante para acompanhar o processo.

As apresentações do XXI Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas vão ser entre os dias 13 e 27 de junho. A apuração dos resultados será realizada no dia 28 de junho e a premiação no dia 29 de junho.

PREPARAÇÃO

E já pensando no concurso deste ano, a Quadrilha Rainha da Juventude, do bairro da Cremação, está com os ensaios a todo vapor e vai convidar o público a decifrar cada um dos sentimentos que tomam conta de um quadrilheiro, fazendo nele evidenciar e deixar agir os principais e mais fortes sentimentos de um ser humano, trazendo um estado de êxtase, com o tema: “Quadrilhosamente: os sentimentos que movem o São João”.

“Estamos ensaiando desde novembro [de 2024], com a expectativa de vitórias. Vamos dançar com 20 pares, que são 40 brincantes, mas temos os brincantes reservas, que são quatro”, falou Rosilene Lima, presidente da quadrilha. Os sentimentos desse momento de pré-São João é uma loucura, diz ela, pois as coisas vão se juntando, ideias sendo colocadas à mostra e chega a ser difícil tantos sentimentos às vésperas da quadra junina.

“Cada dia é um sentimento diferente. Por estar na produção, temos que nos organizar para não faltar nada, já tive medo e pensei ‘será que vai dá certo’, já fiquei insegura, mas hoje estou confiante nos brincantes, na temática e na produção da Rainha. Mas vem a ansiedade do novo, do que estar por vir. Hoje o sentimento que estou é que vai dar tudo certo, positividade é a palavra-chave”, disse Rosilene.

Arraial de Todos os Santos e a Cultura Junina

Enquanto as quadrilhas fazem seus últimos ensaios e preparam as fantasias. Outras manifestações da cultura popular junina também se preparam para o Arraial de Todos os Santos. Que terá diversos palcos e opções de entretenimento para o público, nos diversos espaços administrados pela Fundação Cultural do Pará.

Encantos do Sol e a Cultura Amazônica

No bairro da Sacramenta, os preparativos foram intensificados, o grupo de toada de boi do Ponto de Cultura Encantos do Sol até fez um festival interno para definição da Cunhã Poranga, Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Pajé, Guerreiro e Guerreira Indígena, entre outros, que se apresentarão. “Nossas expectativas são as melhores possíveis para mais uma vez mostrar a força do nosso trabalho através da nossa rica cultura popular amazônica, que se expressa de uma forma tão linda e autêntica pelo Encantos do Sol”, disse Manuele Aragão, coordenadora do Ponto de Cultura.

O espaço tem 24 anos de existência e resistência no cenário cultural de Belém e realiza com a juventude um importante trabalho de fortalecimento de vínculo, enriquecimento cultural através da dança, arte e teatro. “O nosso ritmo é a toada de boi bumbá e também cantos tribais, que são predominantes no Festival de Parintins e Festribal de Juruti, portanto nossa inspiração vem desses grandes festivais, e realizamos aqui a nossa cultura popular perpetuar-se através de espetáculos que exaltam a força da cultura amazônica”, disse Manuele Aragão.