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Com patrocínio da Claro, festival celebra coquetelaria em Belém

Com patrocínio da Claro, festival celebra coquetelaria em Belém Com patrocínio da Claro, festival celebra coquetelaria em Belém Com patrocínio da Claro, festival celebra coquetelaria em Belém Com patrocínio da Claro, festival celebra coquetelaria em Belém
Cada casa apresenta um drink alcoólico e uma opção sem álcool, sempre valorizando os ingredientes e a cadeia de produção da região. 
Cada casa apresenta um drink alcoólico e uma opção sem álcool, sempre valorizando os ingredientes e a cadeia de produção da região. 

Urucum, jambu, chicória, pupunha, cheiro verde e bacuri. Estas são algumas das estrelas do Amazônia Sour, plataforma cultural que tem a coquetelaria como eixo central e expande a experiência e seu impacto também para a cultura,​ gastronomia, música, entretenimento e empreendedorismo. Em sua primeira edição, o Amazônia Sour promove um Festival em Belém com três etapas, que visam fortalecer a coquetelaria amazônica e também o setor de turismo e hospitalidade como um todo.

No dia 13 de abril, o Amazônia Sour desembarca na Estação das Docas com uma programação musical, gastronômica e, claro, muita coquetelaria e drinks com ingredientes amazônicos para todos os gostos. Entre as atrações já confirmadas, estão Dona Onete, Baile do Mestre Cupijó, DJ Nuts, DJ Luísa Viscardi, DJ Ananindeusa e DJ Bernardo Pinheiro.  

E este é apenas o primeiro brinde. Na sequência, de 18 a 28 de abril, o Amazônia Sour promove um circuito pela capital paraense e mais 30 bares e restaurantes apresentam coqueteis autorais especiais. Cada casa vai criar duas receitas inéditas, uma com e outra sem álcool, que valorizam os ingredientes da Amazônia e a produção local. 

Na primeira etapa, que aconteceu em fevereiro, o festival promoveu um ciclo de capacitação com patrocínio da Claro e Sococo e apoio do Sebrae (PA). O encontro reuniu 130 profissionais do setor de diversas partes do Pará e também do Amapá, e foi guiado pelo premiado mixologista Marco de la Roche. 

Idealizado por Yvens Penna, sócio do Muamba Bar, Marcel Arede, sócio da AmpliCriativa Produções, e Flávio Proença, estrategista de marcas, o Amazônia Sour é o primeiro festival de coquetelaria e cultura da Amazônia. É realizado via Lei Semear (Governo do Pará), com patrocínio da Claro, Sococo Brasil e Sebrae (PA), parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel/PA) e Universidade da Amazônia (UNAMA), apoio da Learning for Life, Centeno Nascimento Pinheiro Almeida & Graim Advogados, Cachaça Indiazinha e Amazônia Tropical Gin de Jambu e apoio cultural da SEMEAR, Secretaria de Turismo e Governo do Pará. 

 

O POTENCIAL DA COQUETELARIA AMAZÔNICA 

“Temos uma gastronomia de destaque. Por que não seguir o mesmo caminho com uma Coquetelaria Amazônica, tão marcante quanto nossa culinária?”. A pergunta de Yvens Penna, idealizador do Festival Amazônia Sour, traz uma reflexão e representa a origem do projeto, que veio para aquecer a Economia, Cultura e Turismo.

Antes de ser um festival, o Amazônia Sour é um projeto que olha para o futuro com a intenção de acelerar o processo de construção de uma coquetelaria identificada como amazônica. Yvens explica:

“Há um potencial imenso na combinação entre boas práticas globais de coquetelaria e a extensa variedade de ingredientes como frutas, folhas e sementes da Amazônia. Temos todos os ingredientes humanos e naturais necessários para estimular e construir uma cena de coquetelaria por aqui e fazer dela um bom negócio para todos”, observa.

A ideia é oferecer em Belém uma programação sazonal, que se apresente em diversas frentes. “A qualificação de produtores e da mão de obra é essencial, mas o propósito do Amazônia Sour vai além disso. Queremos conectar esta coquetelaria com identidade amazônica a outros mercados representativos da nossa região (como turismo, gastronomia e cultura) e explorar possibilidades”, pontua.

Rosa Bastos, diretora regional da Claro para a Regional Norte.

“A Claro, operadora que conecta as pessoas ao que elas mais amam, está presente na primeira edição do Festival Amazônia Sour, com o propósito de oferecer “o Novo” todos os dias e proporcionar experiências exclusivas para uma vida mais divertida e produtiva. Temos orgulho da variedade de sabores exóticos e diferenciados do Norte, que só é possível encontrar aqui na região. Acreditamos que o Festival funciona como uma grande conexão, que vai da qualificação ao fortalecimento do empreendedorismo local. Além de fomentar o setor de turismo e hospitalidade como um todo”, comenta Rosa Bastos, diretora regional da Claro para a Regional Norte.

 

SERVIÇO: Festival Amazônia Sour 

 

Brinde Amazônia Sour 

13/04, das 12h às 00h, na Estação das Docas.

Ingressos: R$100 (clientes Claro Clube pagam R$40).

 

Circuito Amazônia Sour

De 18 a 28 de abril, mais de 30 bares e restaurantes de Belém servem coquetéis autorais especialmente criados para o Festival. Cada casa apresenta um drink alcoólico e uma opção sem álcool, sempre valorizando os ingredientes e a cadeia de produção da região. 

Todos os participantes estarão disponíveis nos canais oficiais do Festival: @amazonia_sour e amazoniasour.com.br