DICAS DE LEITURA

Colunista do DIÁRIO, Marcelo Pinheiro estreia quadro na Rádio Cultura FM

Descubra as dicas de leitura do colunista Marcelo Pinheiro na Rádio Cultura FM. Conheça os lançamentos e comentários sobre o mercado editorial.

O colunista do DIÁRIO, Marcelo Pinheiro, estreia nesta segunda-feira, 10, um quadro especial sobre literatura na programação da Rádio Cultura FM
O colunista do DIÁRIO, Marcelo Pinheiro, estreia nesta segunda-feira, 10, um quadro especial sobre literatura na programação da Rádio Cultura FM

O colunista do DIÁRIO, Marcelo Pinheiro, estreia nesta segunda-feira, 10, um quadro especial sobre literatura na programação da Rádio Cultura FM. Professor com vários livros publicados, o colunista vai apresentar dicas de leituras em todos os gêneros, comentar o mercado editorial e destacar os lançamentos do setor, principalmente os títulos locais. O quadro irá ao ar semanalmente, sempre às segundas, no terceiro bloco do “Jornal da Manhã”, apresentado pelos radialistas José Vieira e Maria Vitória Egues, das 7h às 8h.

A ideia do quadro partiu do apresentador do “Jornal da Manhã”, José Vieira, que também coordena o jornalismo do prefixo, em conversa com a jornalista Cristina Moreno, que atua na Biblioteca Ruthe Condurú Chelala, da Fundação de Telecomunicações do Pará-Funtelpa. A sugestão foi aceita e festejada pelo diretor da Rádio Cultura, Ricardo Kzan Lourenço.

A inspiração veio da Lista dos Livros do Ano do Marcelo Pinheiro, conteúdo publicada pelo colunista no DIÁRIO, sempre em sua última coluna de cada ano, com os lançamentos da temporada.

“A expectativa é grande, porque é um profundo conhecedor do mundo literário. Ganha o ‘Jornal da Manhã’, a Rádio Cultura e, principalmente, o ouvinte”, destaca o coordenador de jornalismo da emissora.

Mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará e doutorando na mesma área, além de comunicólogo com 25 anos de atuação, professor e cerimonialista de importantes eventos públicos em Belém, Marcelo Pinheiro acredita que “a produção literária paraense ganha mais força com a iniciativa da Cultura FM, sempre comprometida com tudo aquilo que é nosso”.

De acordo com o novo comentarista da 93.7 FM, a ideia é levar um tom diferenciado a cada semana, e aprofundando informações. “Apresentar os livros é o objetivo do quadro. Mas comentar os contextos que os envolvem e a trajetória dos seus autores será um diferencial em cada minuto em que estivermos no ar”, comenta Marcelo Pinheiro, que fez questão de dedicar a iniciativa à memória do primo Ronald Pastor, nome histórico da Rádio Cultura e do radialismo paraense, falecido em 2015.

A proposta se mostra diferente logo em sua estreia. Marcelo Pinheiro antecipa que vai apresentar um gênero de texto de grande importância para o povo paraense e para a história do Pará: a Mensagem do Governador do Estado à Assembleia Legislativa, partindo do documento lançado recentemente, por ocasião da Abertura do Ano Legislativo 2025.

“Em quase trezentas páginas, o chefe do Poder Legislativo prestou contas do exercício anterior, apontou os caminhos do Governo para o ano que se inicia e, com isso, disponibiliza narrativa que passa a compor o rol de publicações oficiais de registro dos tempos destas épocas”, diz Pinheiro, explicando que falará um pouco da história desse documento.

“A tradição das mensagens de governadores guarda uma história importante, desde o século XIX, quando o presidente da Província do Pará, Marechal José Soares D’Andrea proferiu discurso na instalação da Assembleia Provincial, em 1838, em pleno Movimento da Cabanagem”, conta ele.