Wal Sarges
Artistas da exposição “Nós Cartográficos”, organizada pelo projeto Mordente, se reúnem nesta quinta-feira, 27, às 19h, na Galeria Benedito Nunes, localizada no subsolo da Fundação Cultural do Pará (FCP), para um bate-papo com o público e o lançamento do catálogo da exposição, que segue com visitação aberta até o dia 7 de agosto, das 9h às 17h, com entrada franca.
O Mordente é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pela professora Elaine Arruda, e participam dele, assim como da exposição, os artistas Ana, Ben, Bento, Brenda Guimarães, Canhotto, Carolina Baiocco, Gabriela Neves, Igor Pessoa, Josiel Pazart, Luiz Fernando Veiga e a curadora, Laís Cabral. De acordo com ela, foram produzidos 250 catálogos, além da versão digital, a partir de conexões entre a FCP e a UFPA.
A catalogação é uma etapa muito importante, segundo a curadora, pois trata-se de uma documentação do projeto. “O catálogo garante a memória do projeto, reunindo registro da exposição, artistas e os conteúdos intelectuais produzidos. Possibilita ainda, o acesso e a divulgação para outros públicos, mesmo depois do encerramento da exposição”, explica a curadora.
“O objetivo do encontro é abrir a exposição em um horário diferente, que é o turno da noite, e receber o público com diálogos e acolhimento, estabelecendo um contato descontraído com o público sobre a produção, obras e o próprio catálogo”, acrescenta Laís.
O período da exposição tem proporcionado uma experiência incrível e muito importante para a carreira de todos os artistas e profissionais envolvidos. “Todo esse processo expositivo desde a construção do projeto foi desafiador e de muita aprendizagem, para entender e produzir uma exposição para dar ao público a melhor experiência”, considera a curadora.
E o retorno do público também tem sido positivo, “seja do ponto de vista do número de visitações, as trocas com o público e as diferentes oportunidades que a exposição proporcionou ao projeto e individualmente aos artistas”, ela considera.
“Nós Cartográficos” resulta de uma pesquisa poética sobre a visualidade e simbologia de arcanos maiores das cartas de tarot, retratando diversas reflexões que apontam para caminhos de cunho social, político, identitário, simbólico e subjetivo, que foram sendo desenvolvidos nos últimos dois anos.
VISITE
Lançamento do catálogo da exposição “Nós Cartográficos”
Quando: Hoje, 27, às 19h;
Visitação: Até 05/08, de segunda a sexta, das 9h às 17h;
Onde: Galeria Benedito Nunes (Av. Gentil Bittencourt, 650, subsolo do Centur – Nazaré);
Quanto: Gratuito.