Entretenimento

Coletivo lança cartilha de ensino da arte

foto: divulgação
foto: divulgação

Com a finalidade de desenvolver ainda mais a relação das crianças com o seu território, reconhecendo seus aspectos físicos e culturais, expressando seus conhecimentos e experiências através da arte, será lançado hoje, 12, às 10h, a cartilha “Aonde Eu Me Encontro”, no Instagram do Projeto Pretinta (@projetopretinta), coordenado por jovens negros que, além de artistas visuais e de terreiro, possuem formação multidisciplinar.

“Ela [cartilha] surgiu com o intuito de trabalhar o olhar das crianças para o mundo que as cerca, respeitando suas vivências e dia-a-dia, com seu conteúdo repleto de representações da figura de pessoas negras em um contexto afroamazônico para que a criança também se enxergue no material didático que foi criado”, explica Gabriela Pessoa, artista visual, comunicadora e uma das coordenadoras do projeto.

A cartilha foi pensada para o ensino de artes visuais com aprofundamento na área da pintura e desenho de observação, tendo como foco a representatividade e sendo voltada para o público infantil, em especial as crianças negras. O lançamento foi realizado através de distribuição de kits de desenho, incluindo a cartilha, em duas comunidades do município de Salvaterra, o Bairro Alto e a Vila Ceará.

“No caso do Bairro, nós demos continuidade às ações já ocorridas na comunidade através da cartilha ‘Como Eu Me Vejo’ distribuída no ano de 2021. Mas além do lançamento da atividade nas comunidades, também terá um lançamento virtual da cartilha, disponibilizando-a para impressão livre para todos no Instagram do Pretinta”, reforça Gabriela.

PARA TODOS

O projeto Pretinta atua desde 2018 em espaços culturais diversos, escolas, bibliotecas comunitárias, ocupações urbanas, praças e institutos de ensino de matriz africana. A publicação foi contemplada pelo edital do Prêmio Preamar de Arte e Cultura. “Importante destacar que o nosso material didático é pensado para ser acessível financeiramente para o maior público de pessoas possível, pois é todo otimizado para impressão simples, em papel comum e para o uso com fotocópias”, aponta Gabriela.

O material também é acessível para diferentes faixas-etárias dado que tem conteúdo escrito e muito conteúdo visual, incluindo desenhos para colorir. “E acho que um ponto de destaque da cartilha é justamente a similaridade com o próprio território amazônico, em um contexto que os personagens se parecem com o próprio povo afroamazônida”, finaliza.

PRESTIGIE

Lançamento da cartilha “Aonde Eu Me Encontro”

Quando: Hoje,12, às 10h.

Onde: Instagram do Projeto Pretinta (@projetopretinta)

Quanto: Gratuito.

(Texto: Aline Rodrigues)