Entretenimento

Circulando tem cinema ao ar livre na Praça da Bandeira

O projeto foi selecionado pelo edital de Audiovisual/ Cinema de Rua da Lei Paulo Gustavo/Secult-PA e começou com a oficina “Documentário e Memória”
O projeto foi selecionado pelo edital de Audiovisual/ Cinema de Rua da Lei Paulo Gustavo/Secult-PA e começou com a oficina “Documentário e Memória”

 

Visando incentivar a prática do documentário a serviço da memória, assim como democratizar o acesso às obras do audiovisual brasileiro com temáticas relacionadas ao patrimônio artístico e cultural, o Circulando Cinema promove sessão de cinema ao ar livre neste sábado (15), a partir das 18h, na Praça da Bandeira, em Belém.

“Ao realizar sessões de cinema ao ar livre em espaços públicos, conseguimos levar a magia do cinema para pessoas que, muitas vezes, nunca tiveram a oportunidade de entrar em uma sala de cinema”, destaca Luciana Medeiros, diretora de comunicação da Associação Circular.

O projeto foi selecionado pelo edital de Audiovisual/ Cinema de Rua da Lei Paulo Gustavo/Secult-PA e começou com a oficina “Documentário e Memória”, com o documentarista Felipe Cortez, no último dia 7, no Fórum Landi, em Belém.

“Em breve teremos extensão do Circulando Cinema dentro das edições de domingo do projeto Circular, e com novas possibilidade de exibição”, adianta Luciana Medeiros.

As animações paraenses “Contos Mirabolantes”, dos diretores Andrei Miralha e Petronio Medeiros, e “Cabana”, da diretora Adriana de Faria, o filme “Mutirão”, de Lincoln Péricles – SP, Live Action “Escasso”, de Gabriela Gaia Meirelles – RJ e a animação “Os Muitos Mundos de Piero Maria”, da diretora Helena Guerra – SP, estão na programação da exibição deste sábado (15).

“A seleção foi feita para traçar um panorama do que tinha de mais interessante na produção de curta-metragem brasileira dos últimos quatro anos. Pensando também, que esse recorte tem uma questão de faixa etária, então a classificação indicativa é livre”, conta Lorenna Montenegro, que assina a curadoria do projeto.

Crítica de cinema, Lorenna conta que o projeto “é uma forma de fazer com que a população que frequenta o Circular também possa experimentar o que tem sido exibido nos últimos anos, premiado nos grandes festivais de cinema do Brasil, nas mostras de cinema”, destaca.

SOLIDARIEDADE

O MPE – Mulheres Por Elas, movimento que, durante a exibição dos curtas-metragens na Praça da Bandeira, estará recebendo doações de roupas, desodorantes e shampoos para a ONG, que trabalha com mulheres em situação de vulnerabilidade e entrega kits de higiene para as que estão em situação de rua.

A programação continua no próximo dia 22, no Boulevard da Gastronomia e no dia 29, na Praça do Carmo.