Dança moderna, dança sacra, danças árabes, danças populares nacionais e internacionais, sapateado, dança comercial, dança contemporânea, danças urbanas, jazz, jazz musical, jazz lyrical, balé clássico e danças livres. Todos esses gêneros estarão reunidos na programação do Circuito Norte em Dança, que acontece a partir desta terça-feira, 20, no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém. No total, serão 800 apresentações artístico-culturais, no evento é considerado o maior palco de dança da região Norte do Brasil.
Até quinta-feira, dia 22, as apresentações seguem em Belém. De sexta até domingo (23 a 25), será a vez do Teatro Municipal de Ananindeua receber os grupos de dança, para que os moradores da região metropolitana de Belém possam ter acesso a toda programação do circuito. Entre masterclasses, imersão coreográfica, oficinas, palestras e workshops, são 500 profissionais envolvidos, incluindo dançarinos de quase 80 cidades e profissionais de Portugal, Suriname e Uruguai.
Entre os convidados, estão João Wlamir, coreógrafo, diretor e bailarino do Rio de Janeiro; o uruguaio Federico Lynch, coreógrafo e diretor teatral; e a coreógrafa e professora Valéria Zagury, que atua em Portugal.
Haverá mostra competitiva, com concurso de dança em 12 gêneros, do balé clássico às danças populares, e em diferentes faixas etárias, do baby à melhor idade. Haverá também a mostra participativa de projetos sociais. A ideia é estimular a capacitação, aperfeiçoamento e intercâmbio cultural aos artistas paraenses, como diz o diretor artístico do evento, Igor Marques: “Esta produção tem sua importância pautada na circulação de ações culturais descentralizadas, aproximando-se cada vez dos artistas, desde os três anos de idade e sem idade máxima de participação”.
Com a chancela da Fundação Nacional das Artes – Funarte e do Conselho Internacional da Dança – CID/Unesco, o Circuito Norte é considerado a maior seletiva de intercâmbio e residência artística da região Norte do Brasil, que serão proporcionadas aos grupos e bailarinos destaques. “Essas bolsas serão para Inglaterra, França, Uruguai, Estados Unidos e Portugal. Em parceria com a professora Valéria Zagury e Attitude Academia de Artes de Portugal, o Circuito proporcionará passagem aérea para a Europa. Assim, quem for contemplado poderá participar de ações formativas com maior facilidade”, diz Igor.