O “Cine Ananin nos Bairros” faz hoje, 10, às 19h30, a sua última atividade de 2024, na Escola Brasileirinho, em Ananindeua. Em resumo, o projeto promove exibições de filmes em escolas, centros comunitários e praças públicas, proporcionando diversão, cultura e entretenimento à comunidade de Ananindeua.
“Teremos o filme ‘Divertidamente’ na primeira sessão. Logo após, o filme ‘A forja’. São dois filmes bem avaliados pela crítica, que passam mensagens positivas de como lidar com os problemas diários e superá-los no final. Como lidar com suas emoções diariamente e integrá-las socialmente. Temos um bate-papo sobre o filme ao fim de cada sessão, sobre como podemos aplicar as lições, valores e mensagens repassadas em nossa vida”, falou Cristiano Aguiar, coordenador-geral do projeto.
Cine Ananin espera contribuir para democratizar audiovisual
O projeto está na sua primeira edição. Até agora, já realizou a projeção de filmes nacionais e regionais de diversos gêneros, oficinas de cinema, e debates. Nessa somatória, traz uma oportunidade de interagir com a comunidade e fomentar plateia.
O “Cine Ananin” surgiu de uma necessidade de democratizar o acesso ao audiovisual, percebida pelo coordenador, enquanto morador do município.
“Como sabemos, a periferia é carente de atividades culturais relacionadas ao cinema. São poucas as crianças e adolescentes que conseguem assistir a uma sessão no shopping, devido à falta de dinheiro e acessibilidade aos locais de exibição. Foi pensando nisso que tive a ideia de elaborar um projeto para captar recursos junto à Lei Paulo Gustavo de Cultura. O projeto foi contemplado, e agora posso atender a essa demanda”, contou ele.
Três mil pessoas assistiram às sessões do Cine Ananin
O projeto atendeu mais de 20 locais, como escolas, igrejas, centro comunitários e quadras de esportes em bairros como Águas Brancas, Aurá, Icuí e 40 horas.
“Começamos com dois filmes em cada sessão: o primeiro voltado ao público infantojuvenil e logo depois outro filme voltado ao público adulto. Colocamos filmes na sessões que tenham alguma mensagem no final, tanto para as crianças como para os adultos”, disse o coordenador.
O Cine Ananin nos Bairros beneficiou cerca de 3 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos durante o ano de 2024. As apresentações foram de filmes adequados e atividades educacionais específicas a cada faixa etária, com uma combinação de apresentações de filmes e oficinas.
Organizador faz balanço positivo do primeiro ano
“O balanço do projeto é bastante positivo, pois tentamos enriquecer a vida comunitária de crianças, adolescentes e famílias em geral, gerando oportunidades de diálogo e reflexão sobre diversos temas abordados nos filmes. Além de oportunizar momentos de lazer e alegria nos bairros periféricos da grande Belém”, avalia o coordenador.
Em seguida, ele também falou dos anseios para 2025 com o projeto. “Vamos refazer a agenda para atender mais comunidades da Região Metropolitana. E depois a intenção é ir para os interiores do Pará”, finalizou ele.