Entretenimento

Charme do Choro e As Sinceras se destacam no Sonido

O Charme do Choro e As Sinceras estão entre atrações mais esperadas do festival de música instrumental programa
O Charme do Choro e As Sinceras estão entre atrações mais esperadas do festival de música instrumental programa

Carol Amorim/Especial para o Você

Junho vem chegando e com ele mais uma edição do Festival Sonido – Música Instrumental e Experimental. Nos dias 2, 3 e 4 (sexta, sábado e domingo), o evento monta seu palco novamente no Mercado de Carnes Francisco Bolonha, no complexo do Ver-o-Peso, para apresentar um recorte atual, autêntico e moderno da música brasileira instrumental e experimental.

No line-up, shows exclusivos e muitas participações especiais, para reafirmar o clima de trocas e possibilitar aos amantes da música de contato com diferentes artistas. São 19 atrações, locais e nacionais, e a expectativa é alta para conferir os shows de dois grupos inteiramente femininos: a estreia do formato instrumental do grupo As Sinceras e o retorno, para uma apresentação especial, do grupo O Charme do Choro.

Um grupo de choro formado somente por mulheres é algo que surpreende logo de cara. Originado a partir do projeto Choro do Pará, da Fundação Cultural do Pará, no ano de 2006, o Charme do Choro manteve sua atividade regular entre os anos de 2006 e 2015, colecionando momentos com emblemáticos artistas brasileiros em turnês pelo país. Em 2022, voltaram a se reunir em apresentações especiais, ou, como elas mesmo dizem, “sempre que a saudade bate”.

“O público pode esperar uma apresentação feita com muito carinho para o Festival Sonido, pensada para a diversão e representatividade desse repertório de choro amazônico, além de surpresas e músicas autorais”, afirma Jade Guilhon, violonista e bandolinista d’O Charme, que também fará uma participação especial no show da Banda Bora?, no primeiro dia do Festival.

“É de extrema importância que a música instrumental seja olhada pelos festivais. A gente tem uma riqueza muito grande no Estado de músicos que fazem música instrumental com maestria em vários nichos da música, e isso precisa ser valorizado”, reforça a artista. O grupo de chorinho se apresenta no sábado, 3.

Já As Sinceras, banda que acompanha o trabalho solo da cantora, multi-instrumentista e compositora Layse, se reúne como projeto instrumental de formação inteira feminina, estreando neste formato no Festival Sonido. O quinteto traz repertório autoral, com temas instrumentais compostos individualmente por cada uma das integrantes, e promete colocar todo mundo para dançar como parte da programação de sexta, 2.

Com o patrocínio do Banpará e realização do Ministério da Cultura, o Sonido é uma criação da Se Rasgum Produções, que há mais de 20 anos abre espaço para a música autoral em Belém, focando na construção de um público aberto a novidades, além de criar oportunidades e promover a troca entre artistas nacionais e locais.

Mantendo a tradição de criar encontros inéditos no palco, também estão no line-up do Sonido 2023 o show “Levadas de Festa”, com Manoel Cordeiro (PA), Kassin (RJ) e Pupilo (PE); Banda Bora? e Jade Guilhon (PA); Ultimato (RO) e MG Calibre (PA); Pata de Elefante (RS); Jonathan Ferr (RJ); LabSonido: Panamby (MA), Wirawasu (AM) e Reiner (PA); Höröyá (SP); Bagum (BA); Nego Nelson e Katarina Chaves (PA); e Ver-o-Brass (PA).

PREPARE-SE

6º Festival Sonido

Quando: 2, 3 e 4 de Junho

Onde: Mercado de Carnes Francisco Bolonha, no Complexo do Ver-o-Peso

Quanto: Gratuito